ONU cria Dia da Gastronomia Sustentável

A partir de 2017, a Nações Unidas lembrarão o 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável. A data foi criada por uma resolução da Assembleia Geral da ONU, que reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

Na resolução, países concordam que modos sustentáveis de preparação dos alimentos podem ajudar a comunidade internacional a cumprir a Agenda 2030 da ONU. A deliberação da Assembleia indica que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

A ONU convida os Estados-membros, suas agências e outros organismos internacionais e regionais a observarem a data. Uma recomendação é de que países alinhem as atividades para o Dia às prioridades nacionais.

A resolução da Assembleia Geral também convida a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização das Nações Unidas pada a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a promoverem iniciativas para o 18 de junho.

Fonte: ONU