O mundo perdeu ontem uma de suas principais referências em conservação ambiental. Morreu nesta segunda-feira, aos 96 anos, o Dr. Paulo Nogueira Neto, professor emérito da Universidade de São Paulo e primeiro secretário especial de Meio Ambiente do Governo Federal, ainda em 1973, cargo equivalente hoje ao de Ministro.
Considerado por muitos o “pai dos ambientalistas” no País, foi um dos pioneiros na defesa do meio ambiente. “A melhor coisa que fiz na vida foi conseguir que a proteção ao meio ambiente passasse a ser defendida: faz parte do amor ao próximo”.
Formado em Direito e em Ciências Biológicas pela USP, Dr. Paulo foi pioneiro também no estudo das abelhas sem ferrão no Brasil, e é autor de Vida e Criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão, livro de cabeceira para a maior parte de estudantes e profissionais da área.
Quando a associação A.B.E.L.H.A. ainda alçava seus primeiros voos, em 2015, ele nos concedeu uma entrevista que, além de encantar por suas histórias, nos serviu de grande incentivo: “Fico entusiasmado com a iniciativa da A.B.E.L.H.A., ela representa um progresso”.
Dr. Paulo, por tudo, nosso muito obrigado.
No link, a entrevista completa, concedida em 2015.