Novo relatório destaca as soluções para integração da agricultura e da biodiversidade

Nesta semana, o Brasil ganhou um importante documento para apoiar o desenvolvimento sustentável do país: a publicação do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

As 197 páginas do relatório elaborador por cientistas destacam o histórico, os futuros plausíveis, os cenários e as soluções para a integração entre produção agropecuária e conservação da biodiversidade no Brasil.

Relatorio BPBES capa 2024 siteO Brasil se destaca globalmente por sua produção agrícola, que possui um papel crucial na economia do País, e pela imensa biodiversidade que constitui um capital natural inestimável. Este relatório enfatiza as relações de interdependência entre agricultura, biodiversidade e serviços ecossistêmicos, essenciais para garantir a capacidade de produção agrícola sustentável.

Destaques do Relatório

A agricultura depende da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos
Tais serviços, como polinização, controle biológico de pragas, disponibilidade de água, regulação do clima, fertilidade do solo e controle de erosão, garantem a produção agrícola. Culturas dependentes de polinizadores representam cerca de 55% do valor da produção agrícola nacional.

Relatorio BPBES servicos ecossistemicos 2024 site

Impacto socioeconômico
A agropecuária alimenta o Brasil e o mundo. Somos um dos maiores produtores e exportadores mundiais de produtos como grãos, carnes, frutas e fibras. Em 2020, a produção gerou cerca de R$ 555 bilhões (IBGE) e as exportações do agronegócio somaram US$ 100,7 bilhões.

As mudanças climáticas ameaçam a produção de alimentos
A Amazônia terá comprometida sua capacidade de regular o clima e remover carbono, prejudicando a agricultura. No Cerrado, menos água e mais calor impactarão negativamente a agricultura e a biodiversidade. A Caatinga pode ter até 20% mais áreas desertificadas até 2045. Eventos extremos e alterações em plantas, ciclos e pragas podem reduzir a produção agrícola e afetar alimentos e ecossistemas.

Soluções sustentáveis
O Brasil já possui boas práticas, que podem ser expandidas, a exemplo do manejo sustentável (Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta etc.), que concilia produção, conservação e renda, sequestrando carbono. A restauração de ecossistemas é crucial para a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e a mitigação das mudanças climáticas, integrando as agendas nacional e global e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O relatório apresenta caminhos possíveis para aproveitar a grande oportunidade de transformar o Brasil em um modelo global de agricultura sustentável, com ganhos de produtividade, conservação da sociobiodiversidade e manutenção dos serviços ecossistêmicos e do bem-estar humano.

Relatorio BPBES solucoes 2024 site

Acesse o Sumário para Tomadores de Decisão e o Relatório Completo em https://www.bpbes.net.br/produto/relatorio-tematico-agricultura-biodiversidade-e-servicos-ecossistemicos/.