Com o apoio da A.B.E.L.H.A., mais uma coleção de insetos foi incorporada na rede speciesLink: o acervo de Lepidópteros da Santa Genebra.
A coleção possui atualmente 70 registros de borboletas, dos quais 42 podem ser acessados online, incluindo lindas imagens dos espécimes catalogados para 41 registros.
Os registros podem ser acessados aqui.
A coleção de Lepidópteros da Santa Genebra
A coleção, que está sob os cuidados do Prof. Dr. André Lucci Freitas, do Instituto de Biociências da UNICAMP, conta com registros de 52 espécies de borboletas de ocorrência na Unidade de Conservação (UC) ARIE Mata de Santa Genebra, maior fragmento de floresta nativa da região metropolitana de Campinas – SP. É interessante destacar que as espécies catalogadas constam no levantamento realizado na UC ao longo de mais de 30 anos.
O acervo será continuamente incrementado com os registros realizados na ARIE Mata de Santa Genebra pela equipe da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da UC, e pelos participantes do Programa de Fotografia da Natureza, que busca aproveitar o potencial da fotografia como ferramenta para educação ambiental e promover o envolvimento da comunidade na divulgação e valorização dessa UC de grande importância regional.
Importantes polinizadores
As borboletas e mariposas compreendem a ordem Lepidoptera, segunda maior em número de espécies do grupo dos insetos, atrás apenas de Coleoptera (besouros). Do total de espécies de lepidópteros conhecidas, 90% visitam flores para se alimentarem de néctar e, assim, polinizam centenas de espécies vegetais no país.
Na agricultura, segundo o Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, as borboletas visitam as flores de 45 cultivos e polinizam quatro deles: laranjeira, mangabeira, pereira e abacaxizeiro-do-cerrado. Ao todo, 40 espécies de borboletas visitam cultivos, das quais 14 atuam como polinizadores.
Já as mariposas visitam as flores de 12 cultivos e cooperam para a polinização do pequizeiro, piquiazeiro, jaracatiazeiro e mangabeira, atuando como principais polinizadores deste último. Um total de 20 espécies de mariposas são visitantes florais de cultivos, sendo 13 delas identificadas como polinizadores.
A rede speciesLink
A rede speciesLink, mantida pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), é um sistema que tem por objetivo integrar a informação primária sobre biodiversidade que está disponível em museus, herbários e coleções biológicas, tornando-a disponível, de forma livre e aberta na Internet, para o público em geral. Atualmente, existem mais de 15 milhões de registros online na rede, distribuídos em 533 coleções biológicas.