Nova coleção de abelhas está disponível on-line no InfoA.B.E.L.H.A.

Na foto em destaque, o professor Breno Freitas, curador da CAUFC.

Com apoio da A.B.E.L.H.A., a rede speciesLink estreou 2023 com dados de mais uma coleção de insetos: a Coleção Entomológica do Laboratório de Abelhas da Universidade Federal do Ceará (CAUFC).

A inclusão dos dados passou, portanto, a integrar também o Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais, um dos serviços de busca do InfoA.B.E.L.H.A., e o acesso às informações pode ser feito por meio do nome científico ou do nome comum da abelha no campo de busca.

O Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais é uma plataforma de pesquisa que tem por objetivo facilitar o acesso à informação científica disponível em diferentes sistemas on-line. No campo de busca da plataforma, ao digitar o nome científico ou o nome comum da abelha, a informação é apresentada em uma única página e permite ao usuário o acesso direto à sua fonte primária. Foi desenvolvido pela A.B.E.L.H.A. em parceria com o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA).

Detalhes da Coleção da CAUFC

Atualmente, estão disponíveis 5.844 registros online da CAUFC no InfoA.B.E.L.H.A.. A maior parte desses registros é de abelhas coletadas no Estado do Ceará, sendo 17% no município de Fortaleza.

Mais de 5,6 mil (96%) registros pertencem à família Apidae e 2% à família Halictidae. As abelhas sem ferrão são o grupo com o maior número de registros (68%). Futuramente serão incluídas imagens dos espécimes associadas aos registros.

A CAUFC está sob responsabilidade do curador e professor Breno Magalhães Freitas e foi criada com o objetivo de preservar espécimes de abelhas e outros insetos relacionados a elas, coletados em estudos científicos realizados pelo Grupo de Pesquisa com Interação Abelha-Planta para Polinização e Produção (GPA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“A coleção compreende 13.834 espécimes e é de grande importância na preservação a seco de espécimes de insetos para estudos posteriores e construção do conhecimento histórico acerca da biodiversidade de abelhas brasileiras, principalmente do estado do Ceará”, destaca Freitas.

Gaveta com Eulaema bombiformis Colecao de Abelhas da UFC site

Gaveta com Eulaema bombiformis da Coleção de Abelhas da UFC


Gaveta com Melipona subnitida Colecao de Abelhas da UFC site
Gaveta com Melipona subnitida da Coleção de Abelhas da UFC

 

Eulaema bombiformis Colecao de Abelhas da UFC site rotated

Eulaema bombiformis. Coleção de Abelhas da UFC

 

Euglossa cordata Colecao de Abelhas da UFC site

Euglossa cordata. Coleção de Abelhas da UFC