Ministro Marcos Pontes degusta mel de abelhas sem ferrão

Ministro Marcos Pontes Kombee SNCT

ministro marcos pontes kombee snctO ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, visitou na tarde de ontem o estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SMCT), que ocorre até o dia 27 de outubro, no  Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Pontes degustou uma das novidades levadas à mostra: mel de abelhas sem ferrão de povos indígenas.  “Quando mostrei as caixas entomológicas (com diferentes espécies de abelhas)  e falei da diversidade que temos, especialmente as abelhas grandes que visitam as flores de maracujá, o ministro mencionou o nome comum desse grupo de insetos (mamangavas) e disse que tem lembrança delas da época de menino”, relatou o biólogo da startup Kombee, Fernando Quenzer,que trabalha com educação ambiental usando essas polinizadoras como exemplo e é um dos parceiros da Unidade nesta edição da SNCT.

Batizado de Abelhas e Polinização, o estande que tem a frente a pesquisadora Carmen Pires aborda ações do projeto A Seleção, adaptação e desenvolvimento de método de produção de ninhos de abelhas sem ferrão para polinização de culturas em ambientes protegidos. A participação da UD no evento, nesse caso, conta com a parceria da Embrapa Meio- Norte (Teresina, PI), da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas e da Kombee.

Na Rota dos Butiazais
Além das novidades sobre o mundo das abelhas, a Embrapa também apresenta na SNCT o projeto “Rota dos Butiazais” – espaço de integração que une Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai promovendo a conservação ambiental e o uso sustentável da biodiversidade associada aos butiazais (conjunto de palmeiras encontradas nesses países). Liderado pela pesquisadora Rosa Lia Barbiere, esse trabalho apresenta resultados da pesquisa com os butiazeiros. Os visitantes poderão conferir o aproveitamento da palha e dos frutos do butiazeiro, como a produção artesanal de doces, peças decorativas, utensílios domésticos e acessórios.

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.  A ideia é criar uma linguagem acessível à população, de forma a estimular a curiosidade e a motivar a população a discutir as implicações sociais da Ciência.

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e estados e municípios.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – Maria Devanir Heberlê
Crédito das imagens em destaque:
Márcio Nascimento – MCTIC
Carmen Pires – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia