Lançado este mês no auditório do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o livro Criação, multiplicação e manejo de abelhas nativas para a polinização agrícola no Brasil traz os resultados e as conclusões das várias pesquisas conduzidas ao longo de cinco anos de um projeto coordenado pelo Prof. Breno Magalhães Freitas, membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A..
As abelhas são os principais polinizadores na agricultura, mas o uso das espécies brasileiras é limitado por falta de criatórios dessas abelhas. Assim, a publicação escrita por alunos e pesquisadores do Grupo de Pesquisas com Abelhas da UFC é única, pois seus dez capítulos focam em técnicas de criação e manejo de onze espécies abelhas nativas brasileiras, incluindo três espécies de abelhas sem ferrão.
O livro — que é um dos produtos de um termo de cooperação assinado entre a Bayer (Alemanha) e a Universidade, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia — leva à comunidade acadêmica e a sociedade em geral, em linguagem acessível, as informações geradas e publicadas em dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos.
O lançamento do livro conta com a versão impressa e a versão em PDF, sendo a última disponível gratuitamente no link: https://ppgzootecnia.ufc.br/pt/livro-criacao-de-abelhas-nativas/.