Lançamento E-book – Contribuições da natureza para as pessoas no ambiente urbano

A A.B.E.L.H.A. está lançando o livro “Contribuições da natureza para as pessoas no ambiente urbano”, publicação organizada pela professora Dra. Fabiana Oliveira da Silva, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus do Sertão.

A obra apresenta informações atualizadas e discute a relevância da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos em áreas urbanas, com foco no contexto do semiárido Sergipano, com o objetivo de dar suporte a atividades didáticas do conteúdo de Ecologia no Ensino Médio e promover a aproximação da comunidade com a natureza.

“Os estudantes do Ensino Médio são o principal público-alvo do livro. Pode ser utilizado em espaços formais e informais de ensino, tendo em vista que temas relacionados à conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos dela derivados integram o currículo escolar e são relevantes para a sociedade em face aos problemas ambientais da atualidade, ligados à crescente urbanização e ao uso dos recursos naturais”, afirma Fabiana.

Ebook Contribuicoes solo

Em seis capítulos, os autores destacam exemplos de plantas que podem ser cultivadas no espaço urbano, como em escolas, residências e espaços públicos, para favorecer a biodiversidade. Apresentam também espécies de abelhas sem ferrão que são criadas no semiárido Sergipano, baseado em sua relevância como polinizadores de espécies nativas e cultivadas e seu potencial uso como instrumentos de educação ambiental. Ao final, apresentam o Guardiões dos Sertões, um projeto colaborativo por meio do qual podem ser obtidos registros fotográficos de interações entre animais e plantas. No capítulo é explicado como os cidadãos podem gerar e armazenar essas informações no sistema online E-Guardiões da biodiversidade (https://bit.ly/eguardioes), desenvolvendo atitude e prática científica entre os colaboradores.

Contribuicoes natureza ebook flor

O livro foi produzido no contexto do projeto educacional participativo “Protagonistas da Escola Verde: Experiência de Ensino de Ecologia e Educação Científica no Ensino Médio”, resultado da parceria entre o grupo de pesquisa em Polinização e Agroecologia (LAPA), sediado na UFS e vinculado ao INCT-IN-TREE, e o Centro de Excelência 28 de Janeiro, via edital SEDUC/FAPITEC (2/2020). A obra também contou com o apoio da Associação A.B.E.L.H.A. e de parceria internacional por meio do projeto “Manejo Sustentável de Fruteiras na Caatinga” (SUFICA), e recebeu aporte de recursos do edital conjunto nº 08/2021 de Apoio à Internacionalização/UFS.

“Esperamos que o material seja usado por professores e estudantes, assim como por cidadãos que tenham interesse em promover um ambiente urbano mais amigável aos polinizadores”, reforça Ana Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A..

O livro é gratuito e está disponível em PDF para download em https://abelha.org.br/e-books/.

Contribuicoes natureza ebook arvore