logoSiteMaior1

A Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) é uma associação civil, sem fins lucrativos e conotação político-partidária ou ideológica, com o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores.

Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores, com o apoio de uma rede de parceiros.


ODS | Agenda 2030

A A.B.E.L.H.A. atua de forma a contribuir para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Adotada oficialmente em 2015 por 193 países-membros das Nações Unidas, a Agenda 2030 contém 17 Objetivos apoiados em três pilares centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Seja em ações de fomento à pesquisa científica brasileira sobre abelhas e polinizadores, de suporte à educação e à capacitação profissional de apicultores e meliponicultores, seja por meio de atividades sobre os serviços ecossistêmicos de polinização e sua relação com a agricultura sustentável e a conservação da biodiversidade na cidade e no campo, a A.B.E.L.H.A. realiza sua missão com a premissa de que cada um deve fazer a sua parte para tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade para futuras gerações.

Somente com esforço conjunto, por meio de parcerias e cooperação entre pessoas e instituições públicas e privadas, será possível nos conduzir a um planeta mais resiliente e inclusivo.

Saiba mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

17ODS

Presidente do Comitê Executivo

Claudia Quaglierini

claudia quaglierini 2

Engenheira agrônoma, formada pela UniPinhal, com MBA em Marketing & Vendas pela ESPM. Atuou por 20 anos na Monsanto/Bayer, nas áreas de Vendas, Marketing e Sustentabilidade. Liderou projetos globais como o Bee Care e o Forward Farming. Hoje é líder de Sustentabilidade e Stewardship na CropLife Brasil.

 

Vice-Presidente do Comitê Executivo

Daniel Augusto Cavalcante

daniel cavalcanteMestre e Doutor em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, com MBAs em Ciências Sociais, Gestão Empresarial, Gestão Pública e Agronegócio. Graduado em Ciências Militares e Administração pela Academia da Força Aérea (AFA), foi, por 30 anos, Oficial da Força Aérea Brasileira onde dirigiu a Divisão de Produção de uma estrutura Agroindustrial de Alimentos de origem Animal e Vegetal. Como membro convocado da Organização das Nações Unidas, desenvolveu projetos agroindustriais para o desenvolvimento de Guiné Bissau – África. É CEO da Baldoni Agroindústria, Prof. de Empreendedorismo e Planejamento Estratégico na FGV, sócio da Startup Beeotec Biotecnologia e da BR Goods (sediada na China), administrador da Fazenda Bons Ventos (plantio de mogno africano e criação de Jumentos PEGA), e Conselheiro Superior do Agronegócio da FIESP.

Secretário Executivo e Comunicação

Antonio Celso Camargo Villari

antonio villariJornalista, graduado e pós-graduado na Faculdade Cásper Líbero, SP, com larga experiência em mídias impressa e digital, passando pela criação e pelo gerenciamento de projetos de comunicação em entidades e associações ligadas, principalmente, ao mundo agro. Tem 30 anos de experiência em Jornalismo, com passagens pelos grupos O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de sólida vivência em projetos de consultoria em Comunicação Corporativa e Empresarial.