EUA aprovam a primeira vacina mundial para abelhas

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aprovou no início do mês a primeira vacina mundial para abelhas contra uma doença que afeta os insetos e que pode acabar com colônias inteiras desses animais.

Segundo instituição BeeAware, a American Foulbrood (Loque Americana, em português) é uma doença bacteriana causada pela Paenibacillus larvae e pode enfraquecer severamente as colônias e, em muitos casos, causar a destruição delas.

Até então, o único método de tratamento conhecido contra à bactéria envolve a incineração de abelhas e colmeias e também dos equipamentos infectados.

Entretanto, a nova vacina — desenvolvida pela empresa norte-americana de biotecnologia Dalan Animal Health — foi criada justamente como um método para auxiliar os apicultores e visa proteger os animais de uma maneira distinta das vacinas comuns.

vacina apis
Crédito: Dalan Animal Health

A vacina criada não é injetada individualmente nas abelhas: bactérias mortas serão misturadas aos alimentos consumidos pelas operárias. Os insetos então digerem a vacina que é depois transferida para as glândulas que produzem a geleia real, após isso a secreção rica em nutrientes alimenta as rainhas.

A rainha então ingere a geleia e os fragmentos da vacina são transferidos para seus ovários e ovos em desenvolvimento. Dessa forma, as larvas sairão dos ovos com imunidade contra a doença.

“Estamos prontos para mudar a forma como cuidamos dos insetos, impactando a produção de alimentos em escala global”, garantiu Annette Kleiser, CEO da Dalan Animal Health, em comunicado.

“Este é um passo empolgante para os apicultores, pois contamos com tratamento antibiótico que tem eficácia limitada e requer muito tempo e energia para aplicar em nossas colmeias”, explica Trevor Tauzer, proprietário da Tauzer Apiaries e membro do conselho da California State Beekeepers Association.

Fonte: Correio Braziliense e Business Wire