Está no ar a última série das fichas catalográficas de abelhas sem ferrão

titulos series 4A A.B.E.L.H.A., em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), disponibiliza para download fichas catalográficas de mais 20 espécies de abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura brasileira, completando a coleção de 60 fichas publicadas.

As três séries anteriores já alcançaram a marca de mais de 44,5 mil downloads no site da A.B.E.L.H.A. e podem ser acessadas aqui.

O material foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, da FFCLRP/USP e da Esalq/USP e é um compilado de fichas com informações obtidas da literatura científica sobre 60 espécies manejadas no País, selecionadas a partir do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão, publicado pelo ICMBio por meio da Portaria nº 665, de 3 de novembro de 2021.

Além de apresentar nomes científico e popular, as fichas contêm informações sobre a biologia e comportamento das espécies e imagens de espécimes depositados na Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP-USP. Grande parte das fichas também possui imagens da entrada dos ninhos e de espécimes vivos, que preservam sua aparência natural.

Outra informação presente nos materiais é a distribuição geográfica das espécies de abelhas nos Estados, conforme o Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão publicado pela Portaria nº 665 do ICMBio.

Melipona interrupta

As fichas são direcionadas para quaisquer entusiastas das abelhas sem ferrão, interessados em conhecer mais sobre a riqueza de espécies ou em iniciar na meliponicultura. Além disso, facilitam o acesso às informações sobre as espécies, de forma que usuários do Catálogo, sejam cidadãos interessados ou agentes ambientais, possam verificar quais são as características da espécie de interesse. 

Clique aqui para ver e baixar as fichas catalográficas da série 4: https://abelha.org.br/fichas-catalograficas-das-especies-relevantes-para-a-meliponicultura-serie-4/

Confira também as série 1, 2 e 3.

Para mais informações sobre os critérios de seleção das espécies de abelhas sem ferrão presentes no Catálogo e a definição dos Estados de ocorrência das espécies, consulte aqui.