Você já parou pra pensar na presença dos polinizadores na sua alimentação diária? No café da manhã, no prato do almoço, no lanche da tarde ou naquela visitinha básica à geladeira depois do jantar. Em todas essas ocasiões, muitos dos alimentos que consumimos têm a participação generosa — e fundamental — dos polinizadores em sua formação.
Isso sem mencionar os impactos econômicos — de produção, consumo interno e exportação — sociais, visto que o campo é fonte de emprego e renda para milhões de famílias brasileiras que trabalham na cadeia agrícola e na criação de abelhas, e ambientais — considerando a função essencial dos polinizadores na conservação da biodiversidade.
Por tudo isso, e como estímulo a ampliar a consciência sobre a origem e a importância dos alimentos que consumimos, a A.B.E.L.H.A., com a contribuição de parceiros, abre espaço para os Hortifrutis da Estação. Vale lembrar que 2021 é o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, proclamado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Nesta série de materiais, reunimos informações científicas sobre polinização e polinizadores, dados de mercado, manejo e boas práticas agrícolas a respeito de alguns dos produtos do campo, a exemplo da maçã, que dá início à campanha.