Especial sobre abelhas na Sociobiology

mel de abelhas
Crédito: Cristiano Menezes

A revista científica Sociobiology, dedicada a pesquisas sobre insetos sociais, traz em sua mais recente edição um especial sobre abelhas, em comemoração ao 6º ano de publicação da revista no Brasil.

O periódico reúne 32 artigos científicos em torno do tema. Entre eles, uma revisão dos valores econômicos e culturais das abelhas sem ferrão entre grupos étnicos em áreas tropicais das Américas, colaboração entre pesquisadores de quatro países. Os artigos também dão conta de questões de morfologia e genética, alimentação, taxonomia, ecologia, organização e comportamento, além de abordar o importante papel das abelhas na polinização de culturas agrícolas para aumento da produtividade e da qualidade dos cultivos.

A publicação é dedicada à memória de Warwick Kerr, “cujo legado acadêmico ecoa no trabalho de vários pesquisadores de abelhas em todo o Brasil e no mundo”, afirmam os editores do número especial: Cândida Maria Lima Aguiar (Univ. Estadual de Feira de Santana), Denise Araújo Alves (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Univ, de São Paulo), Eduardo A. B. Almeida (Univ. de São Paulo), Kleber Del-Claro (Univ. Federal de Uberlândia) e Solange Cristina Augusto (Univ. Federal de Uberlândia). Kerr morreu em 15 de setembro, aos 96 anos, e é considerado um dos maiores especialistas em abelhas do mundo e referência dentro e fora do País.

A edição 65 (Nº4) da Sociobiology, publicada pela UEFS, pode ser acessada em http://periodicos.uefs.br/ojs/index.php/sociobiology.

Crédito da imagem em destaque: Cristiano Menezes