Equipe de robótica do Sesi visita universidade para compreender as abelhas

A equipe Lego Bros, representante do Sesi de São Gonçalo do Sapucaí/MG, esteve este mês na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para aprimorar o conhecimento sobre abelhas. Os estudantes vão participar do torneio de robótica FLL (First Lego League) que tem como desafio neste ano “temas acerca de nossos amigos plumados, peludos e aquáticos”.

“A abelha é um tema excelente, pois na medida em que ajudamos o inseto estamos ajudando a raça humana, tem-se um trabalho com ajuda mútua. Ainda estamos em processo de levantar o problema específico no qual queremos trabalhar, desenvolver e propor uma solução inovadora e eficaz para a sociedade”, comenta a professora do Sesi Rafaella Paiva Azzi, coordenadora do projeto da equipe Lego Bros.

Por escolherem a abelha, a equipe Lego Bros esteve no Departamento de Entomologia (DEN/UFLA) com os professores Stephan Malfitano Carvalho e César Freire Carvalho, que apresentaram por meio de aulas teóricas e práticas todas as características físicas e comportamentais desse inseto tão conhecido pelo seu importante papel na polinização.

“Pensamos na abelha devido à sua importância para a sobrevivência do homem, desde a polinização, à produção de alimento até medicamentos. Lendo algumas notícias sobre sustentabilidade, nos deparamos com uma em que ressaltava o problema do desaparecimento das abelhas em alguns locais do mundo e as consequências drásticas que isso poderia causar. Nos interessamos muito pelo problema e começamos a pesquisar sobre”, relata a professora Rafaella.

Equipe

ufla-sesi-robótica-equipe-red
Crédito: UFLA

A equipe conta com seis integrantes (alunos de 15 e 16 anos): Beatriz, Frederico, Guilherme, Miwa, Nathan e Olíviae. Lego Bros teve a sua primeira participação em 2014 quando conquistou o 4º lugar da classificação geral e 1º lugar em programação do Regional Minas Gerais, classificando para o torneio nacional da temporada World Class. Em 2015 a equipe foi campeã geral do Regional Sudeste em Belo Horizonte, e novamente se classificou para o torneio nacional quando conquistou o 1º lugar em programação em Taguatinga/DF da temporada Trash Trek.

O torneio de robótica FLL propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças LEGO® e programados com a tecnologia LEGO® Mindstorms® NXT e EV para realizar as missões na mesa da temporada. Os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor apresentando seu projeto de pesquisa.

Fonte: UFLA – Camila Caetano