Empresariado brasileiro apresenta compromisso com a biodiversidade na COP 15

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), grupo formado por alguns dos maiores grupos empresariais do País, leva à COP 15 – Conferência da ONU sobre Biodiversidade – um estudo que reúne as ações e práticas de empresas brasileiras para contribuir com as metas globais de biodiversidade.

CEBDS compromissoO Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade nasceu em 2019 como movimento e conta hoje com 18 empresas signatárias. O documento Compromisso Empresarial Brasileiro para a biodiversidade – Como as Empresas brasileiras vêm
contribuindo para as metas globais de biodiversidade reúne nove metas que, como sinaliza a presidente do Cebds, Marina Grossi, em carta de abertura do relatório “contribuem significativamente para interromper as elevadas taxas de perda de biodiversidade atuais, além de ampliar a provisão e o acesso aos serviços ecossistêmicos para toda a sociedade”.

“Vemos que um grande potencial de atuação do setor empresarial pela e para a natureza emerge do que as empresas fazem de melhor: geração de valor. O Brasil, como país megadiverso e de grandes proporções, é terreno fértil de grandes oportunidades. Cerca de R$ 2,8 trilhões podem ser adicionados ao PIB brasileiro com opções baseadas na economia verde.”

Os resultados apresentados, segundo ela, demonstram que o Compromisso não é apenas uma carta de intenções. “Essas organizações trouxeram a biodiversidade para o centro dos processos de tomada de decisão, indo além da redução de impactos e ações de compensação dentro do contexto das suas próprias atividades. Trata-se, portanto, de empresas que atuam como agentes de transformação para uma economia que supera a falsa dicotomia entre conservação e desenvolvimento”.

A primeira parte da COP-15 vai de 11 a 15 de outubro e está sendo realizada virtualmente. A segunda etapa será em 2022, na China.

Para ler o documento na íntegra, acesse o site do CEBDS e baixe o PDF.

Saiba mais sobre o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade em https://cebds.org/ibnbio/o-compromisso/.

Fontes: Cebds e CNN Brasil