Embrapa promove curso abelhas sem ferrão e polinização de culturas agrícolas

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), nos dias 01 e 02 de abril de 2017 o I Curso sobre biologia e manejo de meliponíneos para polinização de plantas de interesse agrícola. Meliponíneos são abelhas sem ferrão de zonas tropicais e subtropicais com grande potencial para a polinização de plantas de interesse agrícola.

A meliponicultura ainda é um mercado incipiente no Brasil, mas com ampla capacidade de crescimento, já que o mel oriundo dessas espécies atinge alto valor agregado e chega a custar mais que o dobro do mel tradicional de abelhas com ferrão. Além do mel, a meliponicultura abrange também a produção e comercialização de colmeias, pólen, resinas, própolis e outros substratos.

jatai-em-flor-de-cenouraAliada à importância econômica, ambiental e social, a meliponicultura apresenta ainda como vantagem o fato de prescindir de cuidados intensivos e investimentos elevados para construção de meliponários. Sem falar que pode ser desenvolvida em áreas residenciais, já que as abelhas sem ferrão não apresentam riscos.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Carmen Pires, que é a coordenadora técnica do curso, incentivar a meliponicultura no País é também uma forma de contribuir para a preservação de espécies nativas de abelhas. Somente no Brasil há cerca de 250 espécies de abelhas indígenas sem ferrão já descritas, muitas delas com características específicas e propícias para o uso em polinização de plantas cultivadas.

O curso oferecido pela Embrapa tem como objetivo principal capacitar produtores, trabalhadores rurais, apicultores, meliponicultores, técnicos e estudantes das áreas de biologia, engenharia agronômica e florestal, zootecnia e veterinária na biologia e manejo de abelhas sem ferrão e também na sua importância para a polinização nos agroecossistemas.

Para isso, vai contar com aulas teóricas sobre: as abelhas sem ferrão, incluindo a diversidade e biologia; a importância de criá-las; as principais técnicas de manejo, instalação e povoamento de meliponários; a importância das abelhas na polinização de plantas cultivadas e em áreas naturais e o uso comercial de abelhas na polinização de culturas em campo e cultivo protegido.

As aulas práticas vão abordar a diversidade e biologia de abelhas; captura e transferência de enxames (equipamentos, utensílios e organização da atividade) e multiplicação de colônias.

Serão apresentadas também palestras sobre a legislação brasileira relacionada à captura, transporte e comercialização de ninhos de meliponíneos.

O curso terá como instrutores principais o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Lúcio A. de Oliveira Campos, o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Cristiano Menezes, e o meliponicultor da Associação Apícola do Distrito Federal (API-DF), Carlos Alberto Bastos.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos