Embrapa Meio Ambiente e A.B.E.L.H.A. levam as abelhas sem ferrão para a Anufood 2022

Pela segunda vez, a A.B.E.L.H.A., em parceria com a Embrapa, está participando da Anufood, Feira Internacional para o Setor de Alimentos e Bebidas. O evento está sendo realizado no São Paulo Expo Center, na capital paulista, de 12 a 14 de abril.

Nesta edição da feira – que reúne 300 expositores e mais de 900 marcas de produtos nacionais e importados – a unidade da Embrapa Meio Ambiente e a A.B.E.L.H.A. levam dois temas relacionados às abelhas sem ferrão e sua importância para a produção de alimentos. O primeiro trata da produção de mel e das características peculiares dos méis das abelhas sem ferrão. A exposição no estande da Embrapa conta com diferentes tipos de mel e degustação de dois méis diferentes para exemplificar essa riqueza.

O segundo tema trata da polinização de cultivos agrícolas e como isso interfere na produtividade e na qualidade dos alimentos. A exposição no estande apresenta frutos que dependem de polinização por abelhas, e os participantes do evento podem ver na prática o que muda quando as flores desses cultivos não são devidamente polinizadas.

Assista os depoimentos de Celso Moretti, presidente da Embrapa, e de Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente sobre a parceria com a A.B.E.L.H.A. na Anufood 2022.

 

Saiba mais

Meliponicultura e Polinização
A produção de mel e polinização de diversas espécies de culturas é uma grande contribuição das abelhas nativas sem ferrão para a agricultura brasileira. Para fabricar o mel, as abelhas colhem néctar nas flores e, assim, de flor em flor, elas polinizam as plantas. São importantes polinizadores para a manutenção das florestas, para a cultura do morango, maçã, açaí, café e dezenas de outros cultivos. As abelhas, com outros animais polinizadores, são responsáveis por 1/3 dos alimentos que comemos.
Já o mel produzido pelas abelhas nativas vem conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros a chamando a atenção até da alta gastronomia. Sabores inusitados e variações regionais tornam o ingrediente diferenciado. Sua fabricação fortalece os pequenos produtores e está diretamente relacionada à sustentabilidade e à conservação do meio ambiente.

O Brasil tem cerca de 240 espécies conhecidas de abelhas-sem-ferrão e referência mundial nas tecnologias de criação e manejo desses insetos. São abelhas sociais, muitas endêmicas do país, geralmente dóceis e podem produzir muito mel. Cada mel é único, pois cada espécie de abelha possui sua técnica para armazená-lo em potes feitos com uma mistura de cera e própolis. Com o passar do tempo, os aromas desses “barris” vão passando para o mel e modificando seu sabor.

Podem ser criadas em grande escala e transportadas para as plantações, onde aumentam a produtividade e qualidade dos frutos. A Embrapa Meio Ambiente investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão, com o objetivo de gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização.

Confira alguns registros do estande da Embrapa na Anufood:

anufood 2022 celso moretti embrapa red anufood 2022 cristiano menezes embrapa red anufood 2022 estande embrapa abelhas red