Agrishow 2023 – Embrapa e A.B.E.L.H.A. destacam as abelhas sem ferrão na maior feira agropecuária do Brasil

A Embrapa, que está comemorando 50 anos, aposta no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à conservação e à reprodução de abelhas sem ferrão e irá apresentar esse trabalho aos visitantes da maior feira agropecuária do Brasil por meio da parceria entre Projeto Kombee e A.B.E.L.H.A..

No evento, a equipe de educação ambiental da Kombee vai mostrar a multiplicação de colônias de abelhas sem ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola e os benefícios delas para a sociedade. Os visitantes também poderão conhecer os cursos e outros materiais produzidos pela A.B.EL.H.A., a Embrapa Meio Ambiente e o Senar sobre criação de abelhas e polinização agrícola.

A participação nessa importante feira, que vai de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP) mostra a relevância que as abelhas têm para o agronegócio brasileiro.

Agrishow 2022 estande abelha embrapa site Agrishow 2022 estande abelha embrapa monitores site Agrishow 2022 estande abelha embrapa meis site Agrishow 2022 estande abelha embrapa caixa site

Abelha-sem-ferrão 

Agrishow Embrapa Meio Ambiente e Abelha siteA Embrapa investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão (ASF). Seu objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização. A produção de mel e polinização de diversas espécies de culturas é uma grande contribuição das abelhas nativas para a agricultura brasileira.

Com a A.B.E.L.HA. e a Kombee, a Embrapa Meio Ambiente vai mostrar a Multiplicação de colônias de abelhas-sem-ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola e os benefícios delas para a sociedade.

Essa solução tecnológica inovadora para o sistema de multiplicação e manejo de colônias de abelhas-sem-ferrão (Scaptotrigona depilis), conhecida popularmente no Brasil como mandaguari, permite a produção in vitro de rainhas, por meio da superalimentação das larvas, com a produção de cerca de 2 mil rainhas por mês a partir de uma única colônia.

Mandaguari red

Além de possibilitar a produção de colmeias em escala comercial, para uso na polinização de cultivos agrícolas, como berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão, permite a prestação do serviço de aluguel de colmeias para a polinização de lavouras, que atualmente só está disponível com a espécie Apis mellifera, com ferrão, que não são eficientes polinizadoras em determinadas culturas agrícolas.

Saiba mais sobre os 50 anos da Embrapa em https://www.embrapa.br/50-anos.

Serviço 

28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2023
De 1 a 5 de maio de 2023, das 9h às 18h
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto, SP
Estande da Embrapa – E14 a1 do mapa da feira