Dica para a quarentena – Redes vitais na cozinha de casa

Neste 22 de maio, para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade e o Dia do Apicultor em um contexto inédito, em que boa parte da humanidade está isolada em suas casas por causa da pandemia de Covid-19, a A.B.E.L.H.A. propõe uma atividade para as famílias passarem o tempo e, de quebra, refletirem sobre a relação com o meio ambiente.

A atividade foi baseada no Biodiversidade em Ação: Redes Vitais, um material desenvolvido por biólogos com apoio da A.B.E.L.H.A. para professores ensinarem de forma lúdica sobre a importância da biodiversidade e o papel fundamental das abelhas e da apicultura na sua preservação. Em razão das ações de isolamento social para combate da Covid-19, os autores adaptaram uma das atividades (Eko-Memória) para ser aproveitada em casa e com uso de poucos materiais.

“Propomos uma dinâmica saborosa e saudável em que os participantes aprendem sobre a relação de interdependência que temos com a natureza. E isso por meio dos alimentos vegetais que temos em casa”, explica Isabel Cruz Alves, pesquisadora da Universidade Autônoma de Barcelona e coordenadora dos recursos educativos. Entre outros aspectos, a dinâmica ensina sobre a importância da polinização animal, em especial das abelhas, para a produção de alimentos.

“Essa atividade vem num momento importante, pois a atual pandemia é um alerta de que precisamos refletir sobre a nossa interação com a biodiversidade. E o conhecimento é o primeiro passo para revisarmos essa relação”, explica Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A..

Professores também podem usar a versão adaptada do jogo da memória para aulas de ensino à distância.

Como jogar

Veja as regras abaixo. A atividade é uma adaptação de um jogo de memória de uma das apostilas do material educativo. Não é preciso imprimir as peças do jogo de memória as páginas necessárias – mas se tiver uma impressora disponível, fique à vontade. Para jogar, basta baixar as apostilas e usar feijões e outros alimentos vegetais disponíveis em casa.

Sugestão: Para melhor compreensão das relações ecológicas entre indivíduos de espécies diferentes descritas na atividade lúdica, sugerimos o download da apostila Redes Vitais (M1) e leitura rápida das páginas 15 a 21.

Caso queria se aprofundar ainda mais no assunto ou realizar outras atividades, baixe e explore todos os recursos educativos no site: https://redesvitais.abelha.org.br/

Divirta-se! E, se puder, fique em casa.


Preparação

  1. A coordenação de um adulto é necessária a depender da idade das crianças.
  2. Faça o download e abra no computador ou tablet o pdf M2 Eko-Memória
  3. Na apostila M2 Eko-Memória, você vai utilizar os Anexos das páginas 28 a 37.
  4. Separe um punhado de feijões.
  5. Os participantes podem jogar individualmente ou divididos em grupos (de 2 ou mais pessoas). A dinâmica pode ser feita também on-line.
  6. Cada participante ou grupo pega na cozinha (ou quintal) alimentos de origem vegetal. Podem ser in natura e/ou embalados (conservas, congelados, etc.).

alimentos vegetais e frutas


Dinâmica

  • O objetivo é juntar mais pontos (feijões). Eles são conquistados quando os alimentos selecionados por cada equipe estão na listagem do Eko-Memória e ao adivinhar o nome e outras características do vegetal.
  • Os participantes/equipes verificam se os alimentos selecionados coincidem com os que estão no Eko-Memória. Cada alimento coincidente vale 1 feijão para o participante/equipe. Os que não estão na lista, não serão usados no jogo.

alimentos 3 redes vitaisalimentos 2 redes vitaisalimentos 1 redes vitais

 

 

 

 

 

  • Por sorteio, define-se quem inicia a próxima etapa.
  • Na sua vez, cada participante/equipe seleciona um de seus alimentos e para qual característica dele irá arriscar uma hipótese (sobre qual é o tipo de planta, as partes comestíveis, se tem animais polinizadores e/ou dispersores). A legenda para os conjuntos de características está na tabela da pág. 28.tabela legendas redes vitais
  • Outro participante ou o adulto que comanda a atividade confere a resposta certa nas tabelas das págs 30, 31, 33, 34, 35 e 36 (abaixo).

tabela características redes vitaisExemplo

  • A equipe com uma cenoura diz que a parte comestível da planta é a raiz. Como está certo, ganha um feijão.
  • A equipe seguinte sugere que a polinização do brócolis depende de formigas. O time não pontua, pois é a abelha o polinizador da planta.
  • As rodas se alternam até acabarem os alimentos selecionados ou até que um grupo junte 12 feijões primeiro. O vencedor diz: “EKo”.
  • O vencedor escolhe qual será o prêmio, que pode ser uma atividade lúdica e educativa a ser feita com os alimentos do jogo. Sugestões:
    1. Plantar e germinar os feijões
    2. Fazer alguma atividade artística com os feijões
    3. Preparar alguma receita diferente com algum(ns) dos alimentos
    4. Fazer uma rodada de degustação com alguns dos alimentos selecionados

Divirta-se!

Se quiser se aprofundar nesse assunto e conhecer outros recursos educativos do Biodiversidade em Ação: Redes Vitais, acesse o site: https://redesvitais.abelha.org.br/.