Neste 22 de maio, para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade e o Dia do Apicultor em um contexto inédito, em que boa parte da humanidade está isolada em suas casas por causa da pandemia de Covid-19, a A.B.E.L.H.A. propõe uma atividade para as famílias passarem o tempo e, de quebra, refletirem sobre a relação com o meio ambiente.
A atividade foi baseada no Biodiversidade em Ação: Redes Vitais, um material desenvolvido por biólogos com apoio da A.B.E.L.H.A. para professores ensinarem de forma lúdica sobre a importância da biodiversidade e o papel fundamental das abelhas e da apicultura na sua preservação. Em razão das ações de isolamento social para combate da Covid-19, os autores adaptaram uma das atividades (Eko-Memória) para ser aproveitada em casa e com uso de poucos materiais.
“Propomos uma dinâmica saborosa e saudável em que os participantes aprendem sobre a relação de interdependência que temos com a natureza. E isso por meio dos alimentos vegetais que temos em casa”, explica Isabel Cruz Alves, pesquisadora da Universidade Autônoma de Barcelona e coordenadora dos recursos educativos. Entre outros aspectos, a dinâmica ensina sobre a importância da polinização animal, em especial das abelhas, para a produção de alimentos.
“Essa atividade vem num momento importante, pois a atual pandemia é um alerta de que precisamos refletir sobre a nossa interação com a biodiversidade. E o conhecimento é o primeiro passo para revisarmos essa relação”, explica Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A..
Professores também podem usar a versão adaptada do jogo da memória para aulas de ensino à distância.
Como jogar
Veja as regras abaixo. A atividade é uma adaptação de um jogo de memória de uma das apostilas do material educativo. Não é preciso imprimir as peças do jogo de memória as páginas necessárias – mas se tiver uma impressora disponível, fique à vontade. Para jogar, basta baixar as apostilas e usar feijões e outros alimentos vegetais disponíveis em casa.
Sugestão: Para melhor compreensão das relações ecológicas entre indivíduos de espécies diferentes descritas na atividade lúdica, sugerimos o download da apostila Redes Vitais (M1) e leitura rápida das páginas 15 a 21.
Caso queria se aprofundar ainda mais no assunto ou realizar outras atividades, baixe e explore todos os recursos educativos no site: https://redesvitais.abelha.org.br/
Divirta-se! E, se puder, fique em casa.
Preparação
- A coordenação de um adulto é necessária a depender da idade das crianças.
- Faça o download e abra no computador ou tablet o pdf M2 Eko-Memória
- Na apostila M2 Eko-Memória, você vai utilizar os Anexos das páginas 28 a 37.
- Separe um punhado de feijões.
- Os participantes podem jogar individualmente ou divididos em grupos (de 2 ou mais pessoas). A dinâmica pode ser feita também on-line.
- Cada participante ou grupo pega na cozinha (ou quintal) alimentos de origem vegetal. Podem ser in natura e/ou embalados (conservas, congelados, etc.).
Dinâmica
- O objetivo é juntar mais pontos (feijões). Eles são conquistados quando os alimentos selecionados por cada equipe estão na listagem do Eko-Memória e ao adivinhar o nome e outras características do vegetal.
- Os participantes/equipes verificam se os alimentos selecionados coincidem com os que estão no Eko-Memória. Cada alimento coincidente vale 1 feijão para o participante/equipe. Os que não estão na lista, não serão usados no jogo.
- Por sorteio, define-se quem inicia a próxima etapa.
- Na sua vez, cada participante/equipe seleciona um de seus alimentos e para qual característica dele irá arriscar uma hipótese (sobre qual é o tipo de planta, as partes comestíveis, se tem animais polinizadores e/ou dispersores). A legenda para os conjuntos de características está na tabela da pág. 28.
- Outro participante ou o adulto que comanda a atividade confere a resposta certa nas tabelas das págs 30, 31, 33, 34, 35 e 36 (abaixo).
- A equipe com uma cenoura diz que a parte comestível da planta é a raiz. Como está certo, ganha um feijão.
- A equipe seguinte sugere que a polinização do brócolis depende de formigas. O time não pontua, pois é a abelha o polinizador da planta.
- As rodas se alternam até acabarem os alimentos selecionados ou até que um grupo junte 12 feijões primeiro. O vencedor diz: “EKo”.
- O vencedor escolhe qual será o prêmio, que pode ser uma atividade lúdica e educativa a ser feita com os alimentos do jogo. Sugestões:
- Plantar e germinar os feijões
- Fazer alguma atividade artística com os feijões
- Preparar alguma receita diferente com algum(ns) dos alimentos
- Fazer uma rodada de degustação com alguns dos alimentos selecionados
Divirta-se!
Se quiser se aprofundar nesse assunto e conhecer outros recursos educativos do Biodiversidade em Ação: Redes Vitais, acesse o site: https://redesvitais.abelha.org.br/.