Dia da Terra 2019 – Protegendo nossas espécies

Nesta segunda-feira, 22 de abril, é celebrado mundialmente o  Dia da Terra (Earth Day). Neste ano, o tema da celebração é “Proteja nossas espécies”, e a campanha mundial busca mobilizar e conscientizar a sociedade a agir coletivamente, incluindo consumidores, eleitores, educadores, líderes religiosos e cientistas.

A entidade Earth Day Network, que promove a campanha, conta com mais de 75 mil parceiros em mais de 190 países, com o objetivo de “construir a democracia ambiental”.

“Todos os seres vivos têm um valor intrínseco e cada um desempenha um papel único na complexa teia da vida. Devemos trabalhar juntos para proteger espécies ameaçadas e ameaçadas de extinção: abelhas, recifes de corais, elefantes, girafas, insetos, baleias e muito mais”, diz o texto da campanha deste ano.

O primeiro Dia da Terra, em 22 de abril de 1970, ativou 20 milhões de americanos de todas as classes sociais e é amplamente creditado como o movimento civil que deu origem ao moderno movimento ambientalista. Muitas leis ambientais inovadoras foram aprovadas em consequência do fortalecimento da causa ambientalista. Vinte anos depois, o Dia da Terra se tornou global, mobilizando 200 milhões de pessoas em mais de 190 países e elevando as questões ambientais ao cenário mundial.

2020 – Contagem regressiva para o 50° aniversário

A contagem regressiva para o Dia da Terra 2020 já está em andamento no site da entidade, que anunciou ações em prol do clima como o tema para o histórico  50º aniversário da data.

“A mudança climática representa o maior desafio para o futuro da humanidade e de sistemas que tornam nosso mundo habitável”, disse Kathleen Rogers, presidente da Earth Day Network.

Uma série de campanhas foram lançadas hoje, entre elas:

Vote Terra – conclama cidadãos, particularmente jovens e eleitores estreantes, a examinarem as plataformas ambientais de seus candidatos e, nas urnas, votarem em candidatos com planos claros, ambiciosos e convincentes para proteger nosso planeta.

Desafio Terra 2020 – capacitação de pessoas ao redor do mundo para que se junte à maior iniciativa de ciência cidadã sobre questões de saúde ambiental.

Com parceiros que incluem o Wilson Center, o Departamento de Estado Americano e a Esri, e apoio de gigantes de tecnologia como a Amazon, o aplicativo Desafio Terra 2020 será lançado no início de 2020.

As conclusões desta iniciativa serão postadas em redes científicas para melhorar nossa compreensão a respeito da saúde de nosso mundo, com a dupla meta de provocar mudanças em políticas governamentais e ao mesmo tempo armar os cidadãos com fatos melhores e mais convincentes.

Billion Acts of Green

A Earth Day Network vai relançar sua plataforma om uma meta de 3,5 bilhões de ações realizadas, registradas e agregadas em todo o mundo para 2020.

Fonte: Earth Day Network