Dia da Terra 2019 – ONU pede compromisso com combate às mudanças climáticas

Para marcar o Dia da Terra, celebrado nesta segunda-feira (22), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu nas redes sociais que todos se envolvam, da maneria como puderem, em ações contra as mudanças climáticas.

A presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Maria Fernanda Espinosa, disse que cuidar da natureza significa “cuidar das pessoas”. A equatoriana enfatizou a necessidade de respeitar os ciclos de vida naturais e de contribuir com a manutenção da biodiversidade, de modo que o mundo possar “continuar (a existir) e prosperar”.

“Somos a última geração que pode impedir danos irreparáveis ao planeta e aos seus habitantes”, publicou nas redes Maria Fernanda Espinosa.

“Estamos numa encruzilhada.Esse é o momento em que decidimos o caminho que queremos tomar, para evitar chegar a um caminho sem volta no aquecimento global. Já sabemos os resultados da inação.”António Guterres ressaltou que todo dia — e não apenas a data dedicada ao planeta Terra — deve ser uma ocasião para realizar ações climáticas.

O secretário-geral compartilhou o vídeo da ONU para marcar a data. A produção audiovisual exibe imagens de devastação ambiental e de fenômenos naturais associados às mudanças climáticas.

https://twitter.com/i/status/1120085048332517377

Em Nova Iorque, a Assembleia Geral da ONU promoveu o Diálogo Interativo sobre Harmonia com a Natureza. O evento reuniu delegações nacionais e oficiais seniores das Nações Unidas para discutir ações urgentes contra o aquecimento global.

O debate lembrou a importância de manter o aumento da temperatura do planeta bem abaixo dos 2ºC até o final do século, conforme previsto pelo Acordo de Paris.

O Dia da Terra reconhece a responsabilidade coletiva, conforme definido na Declaração do Rio de 1992, em promover a harmonia com a natureza e com o planeta, a fim de alcançar um equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.