Declínio da população de abelhas preocupa cientistas americanos

Um novo estudo traz preocupação com o significante declínio na população de abelhas nos Estados Unidos desde 2008. O trabalho dos pesquisadores das Universidades da Califórnia e de Vermont, publicado na revista científica “PNAS”, apontou 139 regiões do país onde o sumiço dos animais é mais crítico, especialmente por impactar a polinização e a agricultura.

Essas 139 regiões, espalhadas por cerca de 20 Estados americanos, representam 39% da produção agrícola americana. Vários locais são especializados na produção de itens como abóboras, melancias, peras, pêssegos ou maçãs, que dependem especialmente do trabalho de polinização das abelhas para prosperar.

Os pesquisadores atribuem o sumiço das abelhas a fatores como perda do habitat natural, mudança climática e uso excessivo de pesticidas. Há ainda a possibilidade de que os insetos estejam sendo afetados por alguma doença pouco conhecida.

O estudo cita ainda que alguns produtores já estão contratando serviços de polinização – ou seja, espalhando deliberadamente abelhas para compensar a ausência dos animais que outrora faziam o serviço.

“Mas isso tem um custo, o que significa que os consumidores vão passar a pagar mais caro pela comida”, afirma o cientista Insu Koh, um dos autores da pesquisa.

Além disso, a questão não se refere apenas à produção agrícola. “Também há impactos sobre os ecossistemas naturais, porque 70% das plantas que dão flores dependem de polinização animal”, diz Koh.

Ele sugere que sejam tomadas medidas para reintroduzir o habitat natural das abelhas perto de áreas de plantação – se houver árvores, elas podem fazer as suas colmeias no topo, por exemplo.

Fonte: Folha de S. Paulo