De onde saem e por que aparecem as mosquinhas de banheiro?

Crédito da imagem em destaque: ® Victor Engel, alguns direitos reservados/Creative Commons

Por Kátia Aleixo, bióloga e consultora da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas. 

Você provavelmente já viu no banheiro, principalmente nos azulejos do box, pequenas moscas peludinhas. Elas são muito comuns nesse ambiente, tanto é que são conhecidas como moscas-de-banheiro (dentre outras alcunhas, como moscas-dos-filtros ou moscas-dos-ralos).

Apesar de inofensivas, incomodam muita gente. Até porque, quando aparecem, é sinal de que está na hora de pensar numa faxina. E não adianta tentar se livrar dessas pestinhas minúsculas fechando as janelas. Elas não entram por ali. Elas vêm do ralo.

A mosquinha pertence à ordem Diptera (duas asas), assim como os mosquitos e pernilongos. Na natureza, costuma se reproduzir em locais úmidos, como buracos em troncos de árvores e poças de água. Em casa, o lugar que melhor emula esse ambiente é o banheiro, cômodo mais molhado da residência.

O ralo e o encanamento do esgoto são os cantinhos ideais para a fêmea pôr os ovos: escuros, úmidos e sujos. Na fase larval, a futura mosquinha se alimenta de matéria orgânica em decomposição acumulada nesses locais – como nossos restos de pele e cabelo. Associados a fungos, algas e outros micro-organismos, esses resíduos se tornam um rico alimento para os bebês-mosca.

Quando adulta, a mosca deixa esses criadouros para viver no banheiro e passa a se alimentar também da matéria orgânica acumulada nos azulejos, rejunte, ralo e outros cantinhos do box após um banho relaxante.

Então fica a pergunta: a presença das moscas significa que o banheiro está sujo? Sim, você talvez queira rever a frequência com que é feita a limpeza do cômodo (ou, no mínimo, do interior do ralo). No entanto, o inseto não precisa ser tratado como uma praga e não é necessário contratar uma empresa de dedetização para eliminá-lo.

As mosquinhas possuem um período de desenvolvimento que dura algo entre nove e 15 dias. Se o banheiro for limpo uma vez por semana, não dá tempo delas completarem o ciclo e se tornarem adultas. Assim, a sala do trono tende a ficar livre do inseto.

A utilização de produtos domésticos, como água sanitária ou qualquer outro produto que contenha cloro em sua fórmula, é suficiente para a limpeza do ralo, canos e box. É importante estar atento também para a limpeza de frestas, canaletas ou qualquer outro lugar onde haja acúmulo de umidade e água, uma vez que esses locais também podem ser utilizados para a postura de ovos e desenvolvimento das larvas.


Texto originalmente publicado em 20/5/2021 no Blog Bzzzzzz, parceria da Revista Superinteressante com a A.B.E.L.H.A.. Confira em https://super.abril.com.br/coluna/bzzzzzz/de-onde-saem-e-por-que-aparecem-as-mosquinhas-de-banheiro/.