Curso on-line mostra os potenciais da polinização agrícola para agricultores e apicultores

A Embrapa Meio Ambiente, o Senar e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) lançam hoje, 27 de setembro, capacitação on-line sobre polinização agrícola, em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). 

O curso foi elaborado com o objetivo de preencher lacunas de informação para uso profissional das abelhas associadas à polinização agrícola de culturas de interesse econômico.

De acordo com o chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes, coordenador de capacitação do curso, o objetivo é contribuir com a divulgação científica, multiplicação de informações e ampliação do conhecimento sobre os polinizadores e a polinização agrícola.

Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A., lembra o potencial que o serviço ecossistêmico oferecido pelas abelhas oferta à agropecuária do Brasil: “A polinização agrícola contribui para o aumento da produtividade de diversos alimentos, como o café, a laranja, o morango, a maçã, o melão, entre muitos outros. Já o aluguel de colmeias para os agricultores é uma opção para aumento de renda dos apicultores e meliponicultores.” 

abelha morango12

No Brasil, foi calculado que a polinização relacionada à produção agrícola tem um valor anual de US$ 12 bilhões. Esse valor refere-se ao montante que os agricultores teriam de gastar caso não houvesse polinizadores animais.

Ao final do curso, os participantes serão capazes de discorrer sobre os conceitos gerais de polinização, compreender a importância da paisagem para conservação desses insetos, o impacto e a minimização de risco dos agrotóxicos, além de diferenciar visitantes florais de polinizadores, caracterizar a biologia floral e definir os seus benefícios para a produção. 

Com o curso, profissionais do campo aprenderão como estimar um plano de manejo de polinização agrícola, incluindo polinização assistida, manejo da paisagem e manejo da cultura.

O conteúdo foi estruturado em 2 módulos. O módulo 1 abrange conceitos gerais sobre polinização e o módulo 2 será sobre cultivos agrícolas beneficiados.

Equipe de docentes

Betina Blochtein – Consultora – Mais Abelhas

Blandina Felipe Viana – Professora Associada IV – Universidade Federal da Bahia -UFBA

Carmen Soares Pires – Pesquisadora – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia -BSB

Cristiano Menezes – Pesquisador – Embrapa Meio Ambiente

Decio Luiz Gazzoni – Pesquisador – Embrapa Soja

Denise de Araújo Alves – Pesquisadora – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq

Fabiana Oliveira da Silva – Professora adjunta – Universidade Federal do Sergipe -UFS

Felipe Wanderley de Amorim – Professor – Universidade Estadual Paulista – Unesp

Kayna Agostini – Professora adjunta – Universidade Federal de São Carlos – UFScar

Márcia Motta Maués – Pesquisadora – Embrapa Amazônia Oriental

Márcia de Fátima Ribeiro – Pesquisadora – Embrapa Semiárido

Patrícia Nunes Silva – Pesquisadora – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Roberta Ferreira Nocelli – Professora associada – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca – Professora visitante sênior – Universidade de São Paulo – USP

As inscrições podem ser feitas em https://www.embrapa.br/e-campo/polinizacao-agricola