Conheça um pouco mais sobre as abelhas de orquídeas

orquidea wagner goncalvesA Revista Globo Rural recebeu de seu leitor Wagner Gonçalves Bonfim, via Facebook, uma pergunta sobre uma abelha que poliniza certas orquídeas:

Que tipo de orquídea é essa que apareceu entre o telhado e a estrutura de madeira da varanda da minha casa? Também gostaria de saber que abelhas são essas que voam em volta da orquídea?

 

 

A Catasetum hookeri é uma espécie de orquídea comum na região Sudeste do País, com presença destacada nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, principalmente nas matas mais úmidas do litoral paulista. Tanto a flor masculina quanto a feminina, que são diferentes entre si – característica denominada dimorfismo sexual –, são polinizadas pelas abelhas da tribo Euglossini, conhecidas popularmente como abelhas de orquídeas.

A polinização ocorre quando é realizada a raspagem de substâncias aromáticas das orquídeas, que são armazenadas em uma estrutura especializada na perna traseira do macho, para usar o perfume na atração das fêmeas. A espécie é considerada solitária, pois não forma colônias como as abelhas melíferas.

A maioria possui coloração metálica, mas também há pretas ou multicoloridas. A característica morfológica principal é a língua comprida, que pode ultrapassar o tamanho do próprio corpo em algumas espécies.

Consultores: Nelson Barbosa Machado Neto, professor da área de domesticação e melhoramento de plantas da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e Cristiano Menezes, doutor em entomologia e pesquisador na área de meliponicultura da Embrapa Amazônia Oriental.

Fonte: Revista Globo Rural – João Mathias