Conheça a Tropicália: a maior estufa de floresta tropical do mundo

Conectar o homem com a atmosfera exótica. Embarcar cada visitante em uma viagem educacional, na qual ele deve descobrir (e sentir) as maravilhas do bioma tropical e também desenvolver sua consciência ecológica. Esses são os objetivos da Tropicália, uma estufa que será construída em Côte d’Opale, na França, e deve abrigar, em seus 20 mil m², um bioma similar ao das florestas tropicais – que tomará um total de 15 mil m² do espaço.

Com potencial para ser a maior estufa tropical sob uma única cúpula do mundo, o espaço projetado por Coldefy & Associates terá a temperatura naturalmente mantida nos 28°C e promete abrigar uma grande variedade de fauna e flora, incluindo borboletas, flores exóticas, beija-flores, peixes, tartarugas e jacarés.

Mais do que isso, para completar a sensação de imersão em um universo completamente desconectado da atmosfera externa, o projeto dispensa colunas de sustentação, recurso que pode perturbar a visão e conta com paredes verdes que correm por toda a sua extensão e guiam o olhar dos visitantes na direção do céu.

tropicalia 2
Crédito: Coldefy & Associés

Uma trilha de 1 km levará os interessados por uma rota cuidadosamente planejada, com pontes e piscinas e, além de explorar os ambientes, será possível aproveitar, no mesmo espaço, o conforto de um restaurante e também a hospitalidade de um hotel.

Se do lado de dentro a estufa quer surpreender o visitante e inundar seu olhar com formas e cores completamente diferentes, do lado de fora, a Tropicália busca passar despercebida na paisagem. O edifício é, por exemplo, parcialmente enterrada no solo, o que diminui sua altura e também seu impacto, fazendo com que a construção se transforme apenas em mais uma colina na vasta paisagem europeia.

O plano prevê que as construções da Tropicália comecem em 2019 e sejam concluídas em 2021.

Fonte: Casa Vogue – Giovanna Maradei