Congresso Andav 2022 – A.B.E.L.H.A. e Kombee levam abelhas sem ferrão para conscientizar agricultores

Crédito: Wikimedia Commons / Leonardo Ré-Jorge

A A.B.E.L.H.A. e o Projeto Kombee vão levar abelhas sem ferrão ao Congresso Andav 2022, o principal encontro profissional do setor de distribuição de insumos agropecuários, de 17 a 19 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

O objetivo da ação é conscientizar agricultores, agrônomos e outros profissionais da área sobre a importância dos polinizadores para a produção de alimentos no Brasil e apontar soluções para o consórcio de abelhas e agricultura. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav).

A A.B.E.L.H.A. e o Projeto Kombee estarão presentes com uma kombi customizada para atividades de educação ambiental. Os visitantes vão conhecer espécies de abelhas sem ferrão, que são nativas do Brasil e excelentes polinizadoras, e entender como elas contribuem para a produção no campo. O espaço estará integrado ao da Embrapa Meio Ambiente, com quem a A.B.E.L.H.A. tem uma sólida parceria.

“No Brasil, mais de 60% dos cultivos alimentares são beneficiados pela polinização animal, principalmente das abelhas. Esse serviço ambiental é oferecido gratuitamente aos agricultores, cujas culturas podem ganhar em produtividade e qualidade”, explica Isabela Fontoura, idealizadora do Projeto Kombee. 

Ana Assad, diretora executiva da Associação A.B.E.L.H.A., explica que nem todo produtor rural está ciente da importância dessa fauna para sua atividade: “As abelhas são um valioso bioinsumo. Com a integração delas à atividade agrícola é possível produzir mais sem expandir as áreas de plantio, colaborando para a sustentabilidade da agricultura”.

Além de apontar os benefícios da polinização, o espaço A.B.E.L.H.A./Kombee no Congresso Andav vai mostrar aos produtores como viabilizar o consórcio entre polinizadores e agricultura por meio da tecnologia de criação e multiplicação de colmeias de abelhas para o serviço de polinização.

Serviço

Congresso Andav 2022

Congresso Andav 2022De 17 a 19 de agosto
Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Informações: Eventos ANDAV | O Evento da Distribuição de Insumos Agropecuários