Conbrapi 2023 debate o futuro da apicultura e da meliponicultura no Brasil

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) estará presente no Conbrapi 2023, o maior congresso de apicultura e de meliponicultura do Brasil, que será realizado de 24 a 26 de novembro de 2023, em Brasília (DF).

O Conbrapi 2023 é produzido pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) em parceria com a Associação Apícola do Distrito Federal (APIDF). O evento, que neste ano espera receber mais de 3.000 participantes, reúne palestras, oficinas, minicursos, exposição de insumos, tecnologia e serviços que movimentam o setor de criação de abelhas e de produção de mel, cera, pólen, própolis, geleia real e outros subprodutos. O objetivo é promover a atualização de conhecimento, o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da cadeia produtiva.

“Esta edição do Conbrapi tem uma dimensão especial pois acontece logo após a aprovação e sanção presidencial, em junho, da Lei 14.639, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção Melífera e ao Desenvolvimento de Produtos e Serviços Apícolas e Meliponícolas de Qualidade”, avalia Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A..

“É um bom momento para o setor apícola e meliponícola debater o desenvolvimento e a profissionalização da atividade de criação de abelhas por meio da adoção de boas práticas, inovação, tecnologia e do serviço de polinização assistida na agricultura”, completa Assad, que participará do congresso.

Capacitação

arte Conbrapi site redA A.B.E.L.H.A. vai apoiar a participação no evento de alguns cientistas que são referência na pesquisa sobre abelhas e polinizadores no Brasil, como Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente, e Décio Gazzoni, da Embrapa Soja, que irão tratar, respectivamente, sobre boas práticas na meliponicultura e polinização assistida na soja.

Também participam com apoio da Associação a pesquisadora Jenifer Ramos, da Embrapa Meio Ambiente, que irá apresentar o Observatório de Abelhas do Brasil, e Aldo Machado, que é apicultor, presidente da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa) e coordenador da Comissão de Apicultura da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Por sua vez, a bióloga Kátia Aleixo, consultora da Associação, irá apresentar no congresso o compromisso da A.B.E.L.H.A. com o desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura brasileiras por meio de ensino à distância (EAD) e outros materiais promovido em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Desde 2022, o Acordo de Cooperação Técnica entre as três entidades já elaborou e distribuiu cursos sobre manejo produtivo na apicultura e polinização de cultivos agrícolas, entre outros temas, além de vídeos técnicos sobre apicultura, meliponicultura e abelhas solitárias, disponíveis na plataforma de EAD do SENAR e no canal da A.B.E.L.H.A. no YouTube.

Quem também estará no Conbrapi 2023 será Daniel Cavalcante, presidente do Comitê Executivo da A.B.E.L.H.A. e CEO da Baldoni, que irá participar de duas mesas sobre oportunidades no mercado brasileiro de mel e qualidade e inovação nos produtos da colmeia.

Como faz em todos os congressos científicos em que participa, a A.B.E.L.H.A. irá colher depoimentos de alguns dos participantes do evento e compartilhar a cobertura em seu canal no YouTube e nas páginas nas redes sociais.

Confira a programação completa do Conbrapi 2023.

Mais informações sobre o Congresso no site do Conbrapi.

Serviço

Conbrapi 2023 – XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura
De 24 a 26 de novembro de 2023
ExpoBrasília, antigo Pavilhão de Exposições o Parque da Cidade
Endereço: Parque da Cidade Prq Cidade s/n. Brasília (DF)
Site