CNPq, MCTI e A.B.E.L.H.A. lançam nova iniciativa conjunta para financiar pesquisa científica sobre polinizadores

Uma nova parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) viabilizou o lançamento de uma nova chamada pública para estudos sobre polinizadores.

Abelha Melipona scutellaris uruçu nordestina

A Chamada CNPq/MCTI/Associação A.B.E.L.H.A. nº 27/2021 – Polinizadores, lançada em dezembro, vai selecionar projetos de pesquisa em temas relacionados à geração de conhecimento e ao desenvolvimento de produtos e serviços a partir de e para polinizadores. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de até R$ 2,2 milhões, em quatro linhas de pesquisa:

1 – Produtos, insumos e serviços para apicultura e meliponicultura

2 – Produtos advindos da apicultura e meliponicultura

3 – Serviços de polinização em culturas de interesse econômico

4 – Levantamento da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistêmicos de polinizadores

Fomento à ciência feita no Brasil

apicultores caixas abelhas geoapis minPara Ana Assad, Diretora-Executiva da A.B.E.L.H.A., a iniciativa público-privada é mais um grande passo para a geração de conhecimento técnico e científico na área. “Poder viabilizar, por meio da parceria com o CNPq e o MCTI, uma nova chamada pública para a realização de pesquisa científica no Brasil é motivo de orgulho para nós. É de fundamental importância para a produção sustentável de alimentos, para a conservação dos polinizadores e da nossa biodiversidade e igualmente para o fortalecimento da apicultura e da meliponicultura como atividades profissionais, geradoras de renda e de bem estar social.”

 

Vale lembrar que, em 2017, a parceria entre as três instituições e o IBAMA deu origem à primeira Chamada Pública sobre polinizadores (Chamada CNPQ/MCTIC/IBAMA/ASSOCIAÇÃO A.B.E.L.H.A. Nº 32/2017), e os projetos de pesquisa por ela contemplados terão seus resultados apresentados este ano.

“Essa é mais uma parceria do CNPq com a Associação A.B.E.L.H.A. e o MCTI para apoiarmos pesquisas nesta área tão importante para a conservação das espécies polinizadoras e para a biodiversidade. Já tivemos experiências anteriores muito bem sucedidas, com a chamada de 2017, que resultou em estudos riquíssimos que mostram a importância da polinização, como na produção de frutas e frutos para a alimentação. Essa ação conjunta é fundamental para fortalecer a ciência brasileira e temos certeza de que teremos, novamente, ótimos projetos para financiar.”

Evaldo Vilela CNPq Credito da imagem Universidade Federal de Vicosa
Crédito da imagem: Universidade Federal de Viçosa

Evaldo Vilela, Presidente do CNPq


 

“Com o lançamento dessa nova Chamada Pública voltada à pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação em polinizadores, o MCTI, em parceria com a Associação A.B.E.L.H.A e o CNPq, reafirma a importância dos polinizadores, em especial os da biodiversidade brasileira, como um dos temas prioritários para o desenvolvimento sustentável nacional. Esperamos com essa nova Chamada apoiar projetos que ampliem nossos conhecimentos acerca da biodiversidade de nossos polinizadores, sobre os ganhos de produtividade proporcionados pelos serviços ecossistêmicos dos polinizadores, auxiliar no desenvolvimento de produtos e insumos para a apicultura e meliponicultura, bem como aqueles obtidos a partir desses polinizadores. É uma iniciativa que consolida um tipo de parceria público-privada para o financiamento de pesquisa estratégicas para o País e que pretendemos replicar em outros temas.”

Marcelo Morales MCTI Neila Rocha Ascom MCTI
Crédito da imagem: Neila Rocha/Ascom-MCTI

Marcelo Morales, Secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI


Chamada CNPq/MCTI/Associação A.B.E.L.H.A. nº 27/2021 – Polinizadores

 

logo apoio2