CNPq divulga resultados da Chamada Pública sobre insetos polinizadores

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou  nesta sexta-feira (24) o resultado da Chamada Pública para apresentação de projetos de pesquisa que promovam desenvolvimento científico, tecnológico e inovação na área de insetos polinizadores.

Os consórcios de pesquisa selecionados (equipes multidisciplinares e interinstitucionais) terão acesso a financiamento disponibilizado de forma conjunta pelo CNPq, Ibama, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). O valor global disponível é de R$ 2,8 milhões.

A Chamada foi lançada em novembro de 2017 e contemplou projetos nas cinco linhas de pesquisa previstas: Pesquisa em patógenos e parasitas em abelhas nativas e em Apis mellifera; Monitoramento e avaliação da situação das abelhas nativas no Brasil; Avaliação de ecotoxicidade de agrotóxicos para espécies nativas selecionadas; Quantificação e caracterização de recursos ambientais coletados por espécies de abelhas nativas; e Avaliação bioeconômica do serviço de polinização na produtividade agrícola por cultura relevante.

Confira os projetos selecionados.

chamada publica resultados

Fonte: CNPq