Clima poderá ter efeitos negativos nas abelhas da Floresta Nacional de Carajás

Em artigo publicado na revista Regional Environmental Change, o estudo Climate change in the Eastern Amazon: crop-pollinator and occurrence-restricted bees are potentially more affected, realizado por pesquisadores de instituições brasileiras, indica que a mudança de clima poderá acarretar na redução de espécies de abelhas, devido a mudanças acentuadas em seus habitat.

A mudança do clima tem atingido os ecossistemas e sua biodiversidade de forma crescente. Extinções de espécies já foram reportadas e atingem grupos muito variados da flora e da fauna. Recentemente, uma atenção maior tem sido direcionada para os insetos, já que este é um grupo para o qual foi notada uma redução de espécies bastante notável. Esse é um fato importante pois os insetos servem de alimento para muitos outros animais, que têm papel fundamental nos ecossistemas, como por exemplo, as aves e morcegos. Além disso, muitos deles são importantes polinizadores, uma função que é imprescindível de ser executada, já que muitas plantas dependem de polinização para produzir frutos e sementes, que, além de servir de alimento para muitos animais, estão na base da agricultura.

O impacto da mudança climática em 216 espécies de abelhas que ocorrem na Floresta Nacional de Carajás foi avaliado pelos pesquisadores. As espécies analisadas correspondem a 80% das abelhas conhecidas para o Estado do Pará, o que torna o estudo ainda mais relevante. Foram testados dois cenários, que projetam mudanças para os anos 2050 e 2070, e que simulam dois níveis diferentes de “forçante radiativa”, uma medida que indica o quanto da radiação solar que atinge a superfície terrestre é devolvida para o espaço, e quanto fica retida na terra.

Um dos cenários projeta uma forçante de 4,5 watts por metro quadrado, e o outro de 8,5, o que dá origem aos RCPs. A pesquisadora Claudia Costa do ITV, co-autora do trabalho, explica o que os valores de forçante radiativa significam em termos de mudança do clima “Os RCPs (Representative Concentration Pathway) são trajetórias de concentração de gases do efeito estufa, que foram adotados no quinto relatório do IPCC e utilizados para gerar os cenários de mudança do clima. Cada RCP especifica a quantidade de forçante radiativa até o ano de 2100 com referência ao ano de 1750 (pré-industrial). O RCP 4,5, por exemplo, indica que, até final do século 21, a forçante radiativa total será de 4,5 watts por metro quadrado, implicando num acréscimo de 1,8º C à temperatura média da superfície da Terra observada no período de 1986 a 2005”.

arte impacto mudanças climáticas abelhasPara avaliar se a mudança de clima poderia afetar de forma heterogênea as diferentes espécies de abelhas, elas foram agrupadas com base em cinco atributos: 1) o tamanho corporal de cada espécie (p.ex., espécies pequenas, médias ou grandes); 2) o tipo de ninho que ela precisa para viver; 3) o grau de socialidade (se a espécie forma colônias ou não); 4) o tamanho de sua área de ocorrência (se sua área de ocorrência no Brasil é ampla ou restrita) e; 5) se ela é reconhecida como sendo uma espécie que poliniza culturas agrícolas produzidas no Pará. Como resultado, as áreas onde as abelhas ocorrem sofrerão impactos importantes, o que poderá afetar mais de 85% das espécies. Ademais, as que apresentam áreas de ocorrência restrita e as que são polinizadores agrícolas poderão ser as mais afetadas.

As implicações da perda tão acentuada de espécies podem ser diversas, como nos aponta a pesquisadora sênior do trabalho, Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, professora sênior da USP, pesquisadora no ITV e conselheira científica da A.B.E.L.H.A.. “Poderá haver um impacto importante nas interações com as plantas em Carajás, e potencial déficit de polinização. O resultado que aponta para a redução do número de espécies que apresentam áreas mais restritas implica que poderá haver uma homogeneização da diversidade de abelhas, onde apenas as mais comuns, que ocorrem em muitos lugares, poderão encontrar condições adequadas à sua ocorrência. Por fim, a redução das espécies que são polinizadoras agrícolas poderá impactar a produção de alguns alimentos dependentes da polinização por abelhas na região.”

É importante ainda ressaltar que os resultados mostram áreas no Estado do Pará, onde essas espécies podem encontrar condições adequadas para viver. Elas se restringem ao oeste e ao norte do Estado, principalmente. As diferenças dessas regiões são notáveis, como relata o coautor Leonardo Miranda, do ITV, “O Pará é um dos líderes em taxas de desmatamento na Amazônia, de acordo com os dados do INPE. Esse desmatamento não ocorre de maneira homogênea, e as porções nordeste e sudeste são as mais desmatadas de toda a região. Por outro lado, as porções mais a oeste são as mais preservadas e concentram o maior número e as maiores áreas protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) do Estado. Vale ressaltar que as áreas tidas como adequadas para essas espécies, apontadas por nosso estudo, refletem apenas os aspectos climáticos do habitat e que outras condições são igualmente importantes para a manutenção dessa biodiversidade de abelhas, como por exemplo, a própria presença da floresta. Portanto, do ponto de vista de tomada de decisão, nossos resultados são muito importantes para guiar ações de manejo e conservação mais eficientes”.

Soluções possíveis para reduzir o impacto das mudanças de clima sobre as espécies de abelhas deveriam considerar a restauração de áreas degradadas, especialmente em um contexto de Amazônia, como discute a pesquisadora Tereza Cristina Giannini do ITV e líder da pesquisa. “A floresta Amazônica tem sido crescentemente degradada por atividades antrópicas como o desmatamento. Em especial, o sudeste do Pará, onde se encontra Carajás, localiza-se dentro da faixa do Arco do Desmatamento, uma região já bastante afetada. Outros trabalhos recentes têm mostrado que o desmatamento tem alterado o clima da região, e isso pode acarretar em mais perda de floresta e, se assim continuar, pode alcançar um ponto irreversível onde a floresta pode ser substituída por outro tipo de ambiente. Portanto, investir em programas de restauração de áreas degradadas na região é imprescindível. Corredores ecológicos poderiam ser desenhados para ajudar as espécies a se deslocarem para áreas de clima mais adequado. A aplicação de sistemas de agrofloresta também seria útil, visando não só a proteção da biodiversidade, mas a geração de renda para a população local.”

Assim, a utilização de cenários para antecipar o impacto das mudanças de clima é uma ferramenta imprescindível para auxiliar a tomada de decisões diante das mudanças globais. Em especial, a proteção dos polinizadores é urgente, visando garantir a provisão dos serviços de polinização tanto para o equilíbrio dos próprios ecossistemas como para a produção das culturas agrícolas.

O artigo Climate change in the Eastern Amazon: crop-pollinator and occurrence-restricted bees are potentially more affected (DOI: 10.1007/s10113-020-01611-y), de Tereza Cristina Giannini, Wilian França Costa, Rafael Cabral Borges, Leonardo Miranda, Claudia Priscila Wanzeler da Costa, Antonio Mauro Saraiva e Vera Lucia Imperatriz Fonseca, está disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s10113-020-01611-y

Fonte: Regional Environmental Change