Ciência Cidadã – The Great Sunflower Project

A bióloga Gretchen Lebuhn, pesquisadora da San Francisco State University, participou do CSA 2017 para apresentar os resultados da iniciativa The Great Sunflower Project, projeto em Ciência Cidadã que conta com a participação de voluntários nos Estados Unidos para mapear e monitorar a presença de polinizadores e sua interação com as plantas.

Trata-se de uma das maiores iniciativas envolvendo polinizadores, e reúne atualmente mais de 100 mil membros. Por meio do website oficial, os participantes — entre eles, estudantes e apicultores — contribuem com dados colhidos em parques, jardins e até nos próprios quintais. As informações incluem a quantidade de polinizadores em determina região e o tempo de observação.

Como resultado, o projeto gera mapas atualizados com indicação das áreas em que há altos e baixos níveis de polinizadores. Além disso, os membros do The Great Sunflower Project também têm acesso a informações relevantes para tornar os ambientes naturais mais amigáveis aos polinizadores, a exemplo de tipos de plantas adequadas para determinadas regiões e período de floração.

mapa polinizadores eua

 
 
 
 
Saiba mais sobre a iniciativa The Great Sunflower Project.