Em 18 de abril, o pesquisador e naturalista Paulo Nogueira-Neto (18/04/1922 – 25/02/2019) faria 100 anos. Para celebrar o centenário do nascimento de um dos maiores estudiosos das abelhas sem ferrão, a A.B.E.L.H.A. lança a campanha Árvore nativa? A abelha gosta!.
O objetivo é estimular o plantio de árvores nativas do Brasil, que são ideais para a oferta de alimento e a nidificação, principalmente para as abelhas sem ferrão. A ação convida os seguidores da A.B.E.L.H.A. nas redes sociais a plantar uma muda de árvore com o propósito de ajudar na conservação das abelhas e da biodiversidade — gesto muito estimulado em vida pelo professor Paulo.
A A.B.E.L.H.A. preparou, com consultoria de cientistas, uma seleção de 25 árvores nativas utilizadas pelas abelhas para a coleta de alimentos. Também são indicadas quais delas costumam ser usadas como local para a construção de ninhos pelas abelhas sem ferrão. Conheça as árvores aqui.
Como participar
🌱 Selecione e adquira sementes ou mudas de uma ou mais árvores nativas indicadas na nossa lista (é importante que ela seja natural da região que você vive)
🌳 Plante e faça um vídeo registrando o gesto
🤳 Publique o vídeo no seu perfil no Instagram
📶 Marque @abelhaorg
📢 Convide seus amigos a repetirem o gesto. As abelhas agradecem!
Os vídeos serão reunidos e futuramente compartilhados nas redes sociais da A.B.E.L.H.A. para homenagear Nogueira-Neto e também estimular mais pessoas a plantarem em benefício dos polinizadores.
Reconhecimento
Para homenagear a vida e obra do professor Paulo Nogueira-Neto em prol das abelhas sem ferrão, da meliponicultura e do meio ambiente, a A.B.E.L.H.A. também publica um texto assinado por duas pesquisadoras especialistas em polinizadores e ex-alunas do “Prof. Paulo”: Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, Profa. Titular Sênior do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., e Marilda Cortopassi-Laurino, membro da diretoria da Associação de Defesa do Meio Ambiente de São Paulo.
A homenagem pode ser acessada aqui.
Crédito das imagens da arte em destaque: Elza Fiúza (ABr), Maurício Mercadante, Cristiano Menezes, Josh Calabrese (Unsplash).