A Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) apresentou em Montreal, em sua 20ª reunião preparatória (SBSTTA) para a COP 13, um documento sobre a Avaliação Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos, aprovada na Plenária da Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), em Kuala Lumpur, no início do ano.
O documento foi analisado no plenário da SBSTTA, e os representantes dos países presentes tiveram a oportunidade de debater e propor adendos ao texto, cuja versão final aprovada deve ser divulgada em breve. https://www.cbd.int/doc/recommendations/sbstta-20/sbstta-20-rec-09-en.pdf
O texto da comissão técnica da Convenção da Diversidade Biológica propõe a continuação das atividades para polinizadores, incluindo uma edição ampliada e atualizada da Avaliação Temática de Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos, cujo primeiro relatório foi divulgado pelo IPBES em fevereiro. O estudo avaliou criticamente um vasto conhecimento (cerca de três mil artigos científicos) sobre polinizadores, polinização e produção de alimentos para garantir que tomadores de decisão tenham acesso a informações da mais alta qualidade.
A avaliação foi compilada por uma equipe de 77 especialistas de todo o mundo, tendo passado por duas rodadas de revisão por pares que envolveram especialistas e governos.
O relatório completo deverá em breve estar disponível na página da IPBES, nas línguas oficiais das Nações Unidas.
Além disso, também foram debatidas na reunião preparatória as recomendações para autoridades e formuladores de políticas públicas sobre os caminhos para o uso sustentável e a conservação de polinizadores
O texto final será apresentado na COP 13 em dezembro, no México, quando será submetido para referendo.
Vale lembrar:
- A Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas é um órgão independente e aberto a todos os países-membros das Nações Unidas. Criado em abril de 2012, é o principal órgão para avaliar o estado da biodiversidade do planeta, seus ecossistemas e os serviços essenciais que prestam à sociedade.
- A COP é a Conferência das Partes, evento internacional anual que reúne representantes de 196 países que são partes na Convenção sobre a Diversidade Biológica (ou CBD, na sigla em inglês). A CBD foi criada em 1992, na Eco92, realizada no Rio de Janeiro, e procura abordar todas as ameaças à biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos, incluindo mudanças climáticas, por meio de avaliações científicas, desenvolvimento de ferramentas, incentivos, transferência de tecnologias e boas práticas.
Fonte: CBD