O curso de Educação a Distância (EAD) de Graduação em Tecnólogo em Apicultura e em Meliponicultura do Norte e Nordeste do País, implantado pelo Governo da Bahia em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau), de São Paulo, foi lançado durante o Bahia Rural Contemporânea – Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VIII Febafes), no início de dezembro.
O curso é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A graduação em Tecnólogo em Apicultura e em Meliponicultura é destinada a qualquer pessoa interessada no tema e aos Agentes Comunitários de Apicultura (ACAs) do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR.
O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, enfatizou que a melhor forma de agradecer ao professor é com dedicação aos estudos: “Gostaríamos que cada cadeia produtiva tivesse um curso como esse para trazer conhecimento, sistematizar informações. A dedicação dos alunos nesse curso vai ajudar a promover a cadeia produtiva do mel e, consequentemente, melhorar a vida das famílias envolvidas. Apicultores e meliponicultores qualificados geram mais sustentabilidade”.
A professora do curso, Lídia Careli, explicou que o curso vai proporcionar ao aluno atuar na produção de mel, de pólen, de própolis, de geleia real, de polinização e de materiais biológicos como enxames e rainhas. “A proposta é que a gente passe a formação para o maior número de pessoas para que esse conhecimento possa ser reproduzido. Não há nada mais libertador que o conhecimento”.
O estudante Luciano Jesus, da aldeia Kiriri, do município de Banzaê, diz que está satisfeito em fazer um curso superior com o tema do mel. “Já trabalho com apicultura desde 2009 e todo o conhecimento que eu adquirir vou colocar em prática na minha região. Tenho certeza, que vai resultar na melhoria do nosso manejo e produção”.
Atuação
O tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura é o profissional que, com base nos procedimentos e técnicas adequados, gera e executa o controle operacional das diferentes atividades que compõem a cadeia e o arranjo produtivo apícola, promovendo a sua melhoria contínua para atingir níveis de serviço e de produtos mais elevados. O curso objetiva formar profissionais com uma forte base conceitual e capacitados a atuarem efetivamente no mercado de trabalho. As aulas presenciais serão realizadas trimestralmente nas instalações da Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit), no município de Tucano.
Mais informações em http://www.unitau.br/ead/apicultura-e-meliponicultura
Fonte: Secom – Governo da Bahia
Crédito da imagem em destaque: Cristiano Menezes