Plataforma da A.B.E.L.H.A. incorpora novos dados sobre a distribuição de espécies florestais de interesse para a criação de abelhas melíferas no País

O Atlas da Apicultura no Brasil acaba de receber uma atualização de grande relevância sobretudo para apicultores voltados para a produção de mel. Um novo conjunto de dados, com base no IBGE, foi incorporado à plataforma, e a ferramenta agora permite visualizar as áreas com vegetação de interesse para a apicultura, com foco em espécies usadas na silvicultura. 

O novo filtro mostra a distribuição das espécies florestais e o número de colmeias nos municípios brasileiros. Os cultivos disponíveis na ferramenta são: acácia mangium, acácia negra, algarobeira, bracatinga e eucalipto.

Mapa com vegetação de interesse para a Apicultura no Brasil- bracatinga

Ao selecionar um cultivo específico, o sistema cruza duas informações: a quantidade de hectares de área plantada e o número de colmeias existentes no município. Vale ressaltar que o número de colmeias nos municípios refere-se ao levantamento do Censo Agropecuário de 2017 para a apicultura. Sendo assim, as colmeias não estão necessariamente associadas ao cultivo indicado.

Mapa com vegetação de interesse para a Apicultura no Brasil - eucalipto

O Atlas da Apicultura no Brasil é uma ferramenta digital desenvolvida pela A.B.E.L.H.A. e que consolida as principais informações disponíveis sobre a cadeia apícola do Brasil. É de uso livre e gratuito para todos os que necessitem de informações ou precisem estudar esse importante setor produtivo, como servidores de órgãos públicos, pesquisadores, representantes de entidades setoriais, estudantes e jornalistas, além dos próprios apicultores, contribuindo para qualificar as tomadas de decisão que levem à profissionalização e à evolução dessa importante atividade.

Dados de vários bancos – muitas vezes de difícil acesso e interpretação – estão agregadas na ferramenta em formato de gráficos, tabelas e mapas temáticos.

As fontes de informação incluem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Comex Stat – Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entre outras.

Acesse a plataforma e saiba mais em Atlas da Apicultura no Brasil.