Atlas da Apicultura no Brasil incorpora novos dados sobre a distribuição de estabelecimentos com SIF no Brasil

O Atlas da Apicultura no Brasil acaba de receber uma atualização de grande relevância para a cadeia produtiva da apicultura. Um novo conjunto de dados foi incorporado à plataforma e a ferramenta permite visualizar o número de estabelecimentos com atividade de beneficiamento de produtos de abelhas com registros ativos no Serviço de Inspeção Federal (SIF).

O novo filtro mostra a distribuição e o número de estabelecimentos nos municípios brasileiros. Também são apresentados a razão social e o endereço de cada estabelecimento.

Atualmente o Brasil possui 242 estabelecimentos com registros ativos no SIF. O município de São Paulo (SP) concentra o maior número (7), seguido por Bebedouro (SP), Cotia (SP), Formiga (MG) e Picos (PI), com quatro estabelecimentos cada.

atlas apicultura estabelecimento sif

O Atlas da Apicultura no Brasil é uma ferramenta digital desenvolvida pela A.B.E.L.H.A. e que consolida as principais informações disponíveis sobre a cadeia apícola do Brasil. É de uso livre e gratuito para todos os que necessitem de informações ou precisem estudar esse importante setor produtivo, como servidores de órgãos públicos, pesquisadores, representantes de entidades setoriais, estudantes e jornalistas, além dos próprios apicultores, contribuindo para qualificar as tomadas de decisão que levem à profissionalização e à evolução dessa importante atividade.

Dados de vários bancos – muitas vezes de difícil acesso e interpretação – estão agregadas na ferramenta em formato de gráficos, tabelas e mapas temáticos.

As fontes de informação incluem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Comex Stat – Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entre outras.

Acesse a plataforma e saiba mais em Atlas da Apicultura no Brasil.