Atlas da Apicultura no Brasil é ferramenta para qualificar a tomada de decisão

Hoje é dia de estreia na programação oficial do Congresso Científico da Apimondia 2023. A bióloga Kátia Aleixo, consultora científica da A.B.E.L.H.A., participa do Simpósio Economia Apícola, no qual apresenta o Atlas da Apicultura no Brasil, plataforma da Associação.

A plataforma é de uso gratuito para todos aqueles que necessitam de informações ou precisam estudar este setor produtivo, como servidores públicos, pesquisadores e estudantes, além de apicultores e agricultores. Ao integrar dados de diversas fontes, o Atlas ajuda a melhorar a compreensão da apicultura no Brasil para qualificar a tomada de decisões que levem à profissionalização e ao desenvolvimento sustentável da atividade no País.

Além do trabalho sobre o Atlas, o Simpósio Economia Apícola tem ainda a apresentação de outros seis trabalhos sobre o tema, experiências de várias partes do mundo.

Palestra Atlas da Apicultura no Brasil 1

Palestra Atlas da Apicultura no Brasil 3

Palestra Atlas da Apicultura 5 Palestra Atlas da Apicultura no Brasil 4

Kátia Aleixo, bióloga e consultora da A.B.E.L.H.A., apresenta o Atlas da Apicultura no Brasil no Simpósio Economia Apícola na Apimondia 

Resumo

A apicultura é fonte de renda para centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil. Além de ser uma opção estratégica para alcançar o desenvolvimento sustentável, a apicultura contribui para os serviços ecossistêmicos de polinização, garantindo ou melhorando o rendimento das culturas, e ajuda a manter a biodiversidade vegetal nos ecossistemas naturais. Ciente da necessidade de conhecer melhor a apicultura no Brasil, dos desafios e das oportunidades atuais e da importância de sua integração com a agricultura, a A.B.E.L.H.A. desenvolveu o Atlas da Apicultura no Brasil.

A plataforma integra informações sobre a cadeia de valor da apicultura brasileira disponíveis em diferentes bases de dados, incluindo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o site brasileiro de acesso gratuito às estatísticas de comércio exterior (COMEX STAT) e o Food and Agriculture Organização das Nações Unidas (FAO).

Os dados disponíveis tratam da produção anual e do valor da produção de mel nos estados brasileiros, bem como do número de estabelecimentos com apicultura e colmeias em todo o território. O Atlas também mostra a distribuição de culturas (soja, café, laranja, limão, melão e melancia) e espécies florestais (acácia mangium, acácia negra, algarobeira, bracatinga e eucalipto) de interesse para a polinização agrícola e para a produção de mel e outros produtos apícolas.

atlas apicultura estabelecimento sifOs dados são agregados na plataforma na forma de gráficos, tabelas e mapas temáticos. A plataforma é de uso gratuito para todos aqueles que necessitam de informações ou precisam estudar este setor produtivo, como servidores públicos, pesquisadores e estudantes, além de apicultores e agricultores. Ao integrar dados de diversas fontes, o Atlas ajuda a melhorar a compreensão da apicultura no Brasil para qualificar a tomada de decisões que levem à profissionalização e ao desenvolvimento sustentável da atividade no país.