Webinar A.B.E.L.H.A. – Assista ao evento na íntegra

A A.B.E.L.H.A. realizou no dia 1º de junho o seu primeiro webinar tratando de um tema com potencial imenso no agro brasileiro: a harmonização entre o cultivo de soja e a  apicultura e os benefícios para produtores rurais, apicultores e o meio ambiente.

A lavouras de soja se mostram um pasto apícola importante tanto para as abelhas silvestres quanto para as abelhas manejadas, com oferta de néctar em boa quantidade e de qualidade para os insetos.

Em paralelo, a presença de abelhas nas lavouras de soja pode aumentar a produtividade do grão (a soja se beneficia do serviço de polinização cruzada) e fortalecer a atividade apícola frente a um mercado em expansão: a produção de mel de soja, com características que agradam o consumidor.

É possível que a produção de soja e a apicultura ganhem produtividade em ambas as atividades e ao mesmo tempo contribuam para a conservação das abelhas e da biodiversidade?

O webinar discutiu principalmente os caminhos para gerar os benefícios mútuos —  capacitação técnica, boas práticas agrícolas e apícolas e comunicação.

Confira o vídeo completo do webinar, disponível no canal da A.B.E.L.H.A. no YouTube.

Apresentação e Mediação – Ana Assad – Diretora Executiva da A.B.E.L.H.A.

Décio Gazzoni – Engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A.

Aldo Machado – Apicultor no Rio Grande do Sul, presidente da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa), Coordenador da Comissão da Apicultura da FARSUL e Coordenador da Câmara Técnica da Apicultura- RS

Luís Renato Cavalheiro – Engenheiro Agrônomo, Consultor Técnico, Agronômico e Apícola, Produtor Rural e Apicultor no Mato Grosso do Sul Paulo

Roberto Figueiró – Médico Veterinário, Produtor Rural, Apicultor no Rio Grande do Sul e Administrador da Agropecuária Palmeira