No último dia 7, a Serra do Japi, no interior de São Paulo, recebeu um mini curso sobre abelhas sem ferrão como parte de uma série de atividades propostas pelo projeto Exposição Serra do Japi, com o objetivo de abordar assuntos ligados à educação ambiental por meio das artes visuais.
O evento foi realizado em três etapas, e além do café da manhã na Fazenda Montanhas do Japi, recebeu o minicurso ministrado por Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e conselheiro científico da A.B.E.L.H.A.. A diretora-executiva da Associação, Ana Assad, também acompanhou a programação com outras mais de 70 pessoas na Fazenda do Sol, propriedade de Nelson Traldi, engenheiro agrônomo apaixonado pelas abelhas.
Cristiano Menezes e seu aluno assistente David José Pereira ministraram a parte prática ensinando como preparar iscas ninhos e realizando transferências de abelhas para caixas ninhos. O público ainda contou com uma pequena mostra da exposição montada exclusivamente para esta ocasião, um estande de vendas de caixas ninhos pela empresa CASF da Itupeva e degustação e compras de mel de abelhas nativas e de Apis mellifera da empresa Abelha Nativa.
Natureza e arte na Serra
Com curadoria do gestor de eventos Artur De Oliveira Silva, 21 artistas criaram mais de 100 obras de artes inéditas, entre elas, diversas caixas ninhos de abelhas nativas que foram customizadas por alguns deles. Todas as obras tinham como temática a água, a fauna, a flora da Serra do Japi e a relação da cidade com ela.
Para mais informações sobre o projeto Exposição Serra do Japi: uma convergência de olhares e imaginários, confira a página do evento no Instagram.