Apimondia 2022 – Simpósio Pureza e autenticidade do mel

A adulteração do mel é um dos principais problemas da apicultura mundial, por isso foi tema do simpósio que iniciou o primeiro dia de palestras da 46ª Apimondia, o maior congresso de apicultura do mundo.

O simpósio, que contou com palestras que abordaram sobre a pureza e a autenticidade do mel, foi moderado por Norberto Garcia, presidente da Comissão de Economia Apícola da Apimondia.

Norberto é professor de Apicultura na Universidad Nacional del Sur na Argentina e também dirige o grupo de especialistas da Farmacopeia argentina, que em 2021 publicou um documento que reúne todos os métodos atuais para analisar a pureza e a autenticidade do mel.

Depois de apresentar dados sobre a Farmacopeia argentina, outros especialistas, dos EUA e de países da Europa, falaram a respeito do que está sendo feito em seus países para mitigar e prevenir a fraude do mel.

As palestras também trataram da importância dos testes de laboratórios como principais ferramentas para detectar as fraudes, porém há outras ferramentas que podem auxiliar nessa detecção, como o acompanhamento dos atores da cadeia apícola, entre eles, apicultores e compradores de mel.

Por fim, o simpósio abordou as consequências da adulteração do mel para a saúde humana.

Confira o depoimento de Norberto Garcia concedido à A.B.E.L.H.A..