Apimondia 2022 – Fichas catalográficas de abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura no Brasil

A A.B.E.L.H.A. apresentou da Apimondia as fichas catalográficas de espécies de abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura brasileira. A palestra foi realizada pela professora Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, do Instituto de Biociências da USP e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A..

As fichas foram desenvolvidas com o objetivo de auxiliar na aplicação da Resolução CONAMA nº 496, que disciplina o uso e o manejo sustentável desses polinizadores, e do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão, publicado pelo ICMBio por meio da Portaria nº 665, de forma a promover o manejo adequado das espécies de abelhas sem ferrão no Brasil.

As fichas possuem informações obtidas de literatura científica sobre 60 espécies manejadas no País, selecionadas do Catálogo. Além de apresentar nomes científico e popular, contêm informações sobre aspectos biológicos das espécies, imagens da entrada dos ninhos e de espécimes depositados na Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP-USP. Grande parte das fichas também possui imagens de espécimes vivos, que preservam sua aparência natural.

Podem ser baixadas gratuitamente em: https://abelha.org.br/fichas-catalograficas-das-especies-relevantes-para-a-meliponicultura-2/