Apicultores realizam capacitação em Minas Gerais

Apicultores da comunidade de Morro Redondo, zona rural de Turmalina (MG), aperfeiçoaram seus conhecimentos e renovaram suas técnicas durante o curso de Apicultura do Senar Minas, promovido em parceria com o Clube do Galope do município.

senar-minas-curso-red
Crédito: Senar Minas

O curso, ministrado pelo instrutor Carlos Alberto da Silva, teve carga horária de 40 horas, voltadas para a produção de mel e cera. Distribuído em momentos teóricos e práticos, o conteúdo abordou desde a biologia e organização social das abelhas até as técnicas de colher, processar, armazenar e comercializar o mel e a cera, passando pelas anormalidades nas colmeias e as características do apiário.

Higiene, saúde, segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente também fizeram parte do conteúdo do curso.

Segundo a presidente do Clube do Galope de Turmalina e mobilizadora do curso, Dulcinéia Cordeiro Rocha, os participantes já lidavam com a atividade apícola, mas foi a primeira vez que participaram de um curso a respeito.

Satisfeitos com o aprendizado e certos que a capacitação recebida irá garantir um resultado melhor na produção da atividade, os apicultores já estão mobilizados para participar do curso do Senar de Apicultura voltado para a produção de geleia real e rainhas, previsto para setembro.

Fonte: Sistema Faemg – Daniella Leite