Animação faz alerta sobre o desaparecimento das abelhas

Albert Einstein é sempre associado a uma frase bastante popular que diz: “se as abelhas morrerem, os humanos morrerão em seguida, nos próximos anos”. Provavelmente ele nunca tenha dito tal sentença, mas ela é verdadeira: o “trabalho” desses insetos é indispensável para a humanidade e preservação da biodiversidade do planeta.

Um vídeo criado pelo site de conteúdo científico Nova, com apoio da Academia Australiana de Ciência, explica o chamado “distúrbio do colapso das colônias” e as conseqüências. Muitas colmeias já desapareceram nos últimos anos, com a queda anual estimada pelos apicultores entre 30% e 90% ao ano. Só nos Estados Unidos, havia 5 milhões de colmeias em 1988, e atualmente elas são estimadas em metade disso, 2,5 milhões.

O vídeo explica que, se todas as abelhas fossem exterminadas, diversas plantas morreriam ou reduziriam sua produtividade, como maçãs, cebolas, abóboras e ingredientes que compõem a ração animal, o que levaria milhões de pessoas à situação de fome. Além disso, o sumiço desses insetos também causará um forte impacto econômico. A polinização movimenta cerca de US$ 265 bilhões por ano.

Veja o vídeo, com legendas disponíveis em português:

 


Fonte: Globo Rural