O acordo sobre a mudança climática destinado a reduzir as emissões de gases de efeito estufa foi ratificado por 72 países e entrará em vigor em um prazo de 30 dias, anunciou a ONU.
“Em 5 de outubro de 2016, o limite para a entrada em vigor do Acordo de Paris foi alcançado”, anunciou em seu site a Convenção Marco da ONU sobre Mudança Climática (CMNUCC).
O Parlamento Europeu havia aprovado no dia anterior a ratificação do Acordo de Paris contra as mudanças climáticas, o que abriu caminho para a entrada em vigor do primeiro pacto mundial contra o aquecimento global.
Acordo de Paris
Em 12 de dezembro do ano passado, 195 países e a UE se comprometeram na conferência do clima de Paris (COP21) a deter o aumento da temperatura do planeta “muito abaixo dos 2ºC” e a ajudar economicamente os países mais vulneráveis ao aquecimento global.
Para a entrada em vigor do acordo, que substituirá a partir de 2020 o atual Protocolo de Kyoto, 55 países que representem 55% das emissões de gases de efeito estufa (GEI) precisavam ratificá-lo.
Os 55% foram superados após a UE ratificar o acordo. “A Europa mostra na terça que é capaz de grandes coisas quando sabe conjugar suas energias e suas forças”, disse o presidente do executivo europeu, Jean-Claude Juncker.
Fonte: G1