Academia Brasileira de Ciências completa 100 anos

A noite de três de maio marcou um momento especial na história da Academia Brasileira de Ciências (ABC). No auditório do recém-inaugurado Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi realizada a abertura da Reunião Magna da ABC, em uma edição especial comemorativa do seu centenário. O evento reuniu diversas autoridades, Acadêmicos e parceiros da ABC. Foi feita uma apresentação da história da Academia, o lançamento do selo comemorativo dos 100 anos, a inauguração da exposição histórica e uma apresentação da Escola de Música da UFRJ.

100-anos-ABC-redO presidente da ABC, Jacob Palis, afirmou, emocionado, ser uma honra e imensa satisfação ser o presidente da Academia em um momento tão especial. “Há anos nos preparamos com muita dedicação para essa data”, contou. “Eu presido essa Academia há nove anos e me considero muito feliz com tudo o que, junto com a Diretoria, os funcionários e os Acadêmicos, realizamos com muita garra. É hora de mudanças que façam a ABC renovar-se, mantendo-se moderna, mesmo depois de um século de vida.” Palis agradeceu aos membros institucionais, categoria criada no início de sua gestão e voltada para empresas e instituições que apoiam a ABC.

Durante o evento, foi lançado o selo comemorativo do centenário da ABC. Para este ato, foi convidado o diretor regional dos Correios no Rio de Janeiro, Éverton Machado, que comentou: “A ABC tem um século de superação de desafios e produção científica e, para nós dos Correios, é sempre um motivo de grande orgulho contribuir com a filatelia nessas ocasiões.”

selo ABC 100 anos

Fonte: ABC – Clarice Cudischevitch