Abelhas contribuem mais para economia britânica que a família real

reino unidoA família real é um dos símbolos do Reino Unido e ajuda a atrair milhares de turistas do mundo todo. Isso estimula a economia do país, mas não tanto quanto outras moradoras: as abelhas.

Um estudo da Universidade de Reading, reportado pelo Telegraph, calculou que as abelhas trouxeram 651 milhões de libras para a economia britânica em 2012. E essa contribuição era de 220 milhões de libras em 1996, registrando crescimento de 191% no período.

Isso ocorre porque as abelhas, ao transportar polén de uma flor para outra, tem um papel fundamental na polinização de várias safras centrais para o setor agrícola do país.

O estudo demonstrou ainda que 85% do cultivo de maçãs e 45% do cultivo de morangos do Reino Unido depende de abelhas para crescer. Sozinhos, estes dois produtos trouxeram 200 milhões de libras para a economia britânica em 2012.

Já a contribuição anual da familia real britânica para a economia foi estimada em 501 milhões de libras em 2012. Eventos específicos, como o nascimento de um bebê, também tem impacto sobre este número. Charlotte Elizabeth Diana estimulou a economia britânica em cerca de 80 milhões de libras (R$ 372,8 milhões) inicialmente, segundo Joshua Bamfield, diretor do Centro de Pesquisa do Varejo. A contribuição pode chegar a 1 bilhão de libras na medida em que ela se torne uma embaixadora da moda do Reino Unido ao redor do mundo.

Fonte: Exame