Abelhas e mel na TV Gazeta

O importante trabalho que as abelhas oferecem à humanidade, seja diretamente com a produção de mel ou indiretamente com o serviço de polinização de cultivos agrícolas, foi pauta do programa Todo Seu, da TV Gazeta, nesta segunda-feira, dia 8.

O biólogo Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente e integrante do comitê científico da A.B.E.L.H.A., foi entrevistado pelo apresentador Ronnie Von.

O apresentador, que também é botânico, quis saber mais sobre o valioso serviço que esses insetos oferecem. “Hoje 70% dos cultivos agrícolas dependem ou são beneficiadas em algum grau pela polinização das abelhas. Isso é muito significativo. Por isso tem surgido a discussão e também iniciativas para ajudar na conservação desses insetos”, respondeu Menezes.

O biólogo também explicou como as abelhas trabalham para produzir o mel. Apresentou as diversas variedades de méis disponíveis no Brasil, com destaque para as de abelhas sem ferrão nativas do Brasil. “Esses méis são comercializados como champanhes francesas: o preço é alto por causa da raridade e da qualidade do sabor que eles oferecem”, comentou o membro do comitê científico da A.B.E.L.H.A.

Ronnie Von e Menezes conversaram ainda sobre mel falsificado. O biólogo recomendou ao consumidor adquirir apenas produtos que contenham o selo de inspeção federal nas embalagens. “Isso significa que que o mel passou pelos testes de qualidade e que o fabricante foi validado pelo Ministério da Agricultura e é constantemente inspecionado.”

Esta é a segunda vez que Cristiano Menezes é convidado por Ronnie Von para falar sobre abelhas no Todo Seu, mas é a primeira no novo horário do programa, que saiu da grade noturna da emissora e agora é transmitido ao vivo, das 13h30 às 15h00, de segunda à sexta-feira.