Abelhas aumentam a produtividade de laranjais

E quem disse que para cultivar laranja o produtor precisa deixar de lado as abelhas? Pelo contrário. A apicultura pode ser muito benéfica para citricultura. Esta união garante mais produtividade aos pomares e mel de qualidade para exportação.

O programa Record News Rural fez uma reportagem sobre o tema, em sua edição de 17 de novembro, destacando o papel da polinização por abelhas, que incrementa a produtividade das laranjeiras em até 35%, além de aumentar o tamanho dos frutos, a quantidade de suco e o número de sementes no fruto.

 

Vale destacar que o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) desenvolveu, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Manual de Boas Práticas: Citricultura-Apicultura.

A ideia é estimular a boa convivência entre os citricultores e os apicultores que deixam suas colmeias próximas aos pomares, e minimizar os riscos de acidentes tanto para as abelhas como para os humanos. A publicação traz informações sobre a importância das abelhas para a citricultura e vice-versa; estudos sobre os efeitos dos inseticidas nas colmeias; cuidados na aplicação dos defensivos; dicas para melhorar o relacionamento e a comunicação entre citricultores e apicultores e um caso de parceria entre uma fazenda de citros e um apicultor que dura mais de dez anos.

Fonte: Agrosoft e Fundecitrus